22 de Setembro de 2018 English Español עברית

Conib Logo

Agenda de Eventos

Quinta, 03 de Maio - Festival Só Vibras na Unibes Cultural

SÓ VIBRAS – FESTIVAL DE VIBRAFONES acontece na unibes cultural em maio

Durante quatro dias, grandes artistas desse instrumento de percussão se apresentarão no centro cultural e realizarão homenagem à percussionista Anna Layza

Unibes Cultural – centro cultural que atua como hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo recebe de 3 a 6 de maio a terceira edição do Só Vibra – Festival de Vibrafones e traz grandes artistas do meio. Vibrafone é um instrumento de percussão criado no século XX. É composto por diversas teclas de metal sobre uma estrutura tubular que ajuda a propagar o seu som, é muito utilizado no jazz.

No dia 3, o Trio Retrato Brasileiro e o Grupo PIAP se apresentam a partir das 19h. Retrato Brasileiro foi formado no Departamento de Música da Unicamp em 2015 e tem a proposta de pesquisar e redescobrir a obra de diversos segmentos da música brasileira. Com formação camerística, apresenta arranjos que traz desde a música erudita a popular.  Já o Grupo Piap, Grupo de Percussão do Instituto de Artes da Unesp, foi criado por John Boudler, em 1978, com o objetivo do aperfeiçoamento acadêmico-artístico de seus integrantes pertencentes ao curso de bacharelado em percussão.

Já no dia 4, Beto Caldas e Ricardo Valverde estarão no palco, a partir das 19h. Beto se apresenta com Eduardo Gallian, na guitarra, e o duo tem como proposta explorar as possiblidades timbrísticas desses dois instrumentos. Enquanto Ricardo Valverde fará uma apresentação de choro em companhia de Rodrigo Carneiro, no violão, e Emerson Bernardes, no cavaquinho.

No sábado, dia 5, é a vez das apresentações de André Juarez e o Percussivo USP, a partir das 19h. Juarez é maestro e arranjador e líder das bandas Le Petit Comitè (jazz-rock), Gato Preto (choro), AJQuarteto (jazz e MPB instrumental); além de regente do Coral da Universidade de São Paulo – Grupo Azul. E o Percussivo da USP foi criado em 2007 e é formado pelos alunos do curso de bacharelado em percussão do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes.

No encerramento do festival, domingo, dia 6, Aquim Sacramento e Beto Montag se apresentam a partir das 17h. Aquim é formado pela Unesp e mestrando profissional em Educação Musical na UFBA e integra o Duo Sacramento, o Trio Batez e o Maringinká; além da Orquestra Juvenil Neojiba. Beto Montag iniciou a carreira aos 19 anos como baterista de rock. Aos 21 começou com a percussão, com formação universitária pela ECA-USP e se aprofundou nos estudos de vibrafone popular pela EMESP; já atuou com diversas bandas e, hoje, realiza um trabalho solo com parceiras ocasionais.

Ingressos.