30 de maro de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Lideranças do Senado e da Câmara Federal visitam Israel

26 Fev 2017 | 17:11
Imprimir

A Conib organiza esta semana, juntamente com a Fisesp e o Project Interchange, uma viagem de uma comissão parlamentar com lideranças do Senado e da Câmara a Israel.

Lá, eles cumprem intensa agenda de palestras de especialistas e encontros com autoridades e tomam contato, sem intermediários, com a realidade local, com acesso a opiniões diversificadas sobre o conflito árabe-palestino-israelense.

Os participantes são os senadores Kátia Abreu (PMDB-TO), Humberto Costa (PT-PE), Ricardo Ferraço (PSDB-ES), Ana Amelia Lemos (PP-RS), Jorge Viana (PT-AC) e os deputados Pedro Vilela (PSDB-AL), Eduardo Cury (PSDB-SP) e Bruna Furlan (PSDB-SP).

O senador Jorge Viana postou o seguinte comentário no primeiro dia da viagem, em sua página no Facebook:

Como disse Ben Gurion, fundador do Estado de Israel, esta é uma terra de muita história e pouca geografia. E é tão influente que deu origem às três maiores religiões monoteístas do mundo. Conhecer a Terra Santa é mergulhar nesse mundo multicultural e religioso.

Os organizadores do AJC/Project Interchange já trouxeram mais de 6.000 líderes de 100 países para participar deste tipo de encontro. A viagem é inteiramente patrocinada por eles e tem ainda como objetivo conhecer os avanços econômicos deste país – um dos que mais investe no mundo em ciência e tecnologia – e tentar compreender as origens dos conflitos que envolvem judeus, árabes e cristãos.

Hoje, assisti à palestra do jornalista e escritor Henrique Cymerman que falou sobre os conflitos e sobre o Estado Islâmico. É impressionante perceber a complexidade e o impacto desses conflitos e suas dimensões politicas, históricas, culturais e religiosas ao longo das últimas décadas”.
 

A senadora Ana Amelia comentou nesta quarta (22) a visita à fronteira com Gaza:

Hoje percorremos o deserto de Beersheva até chegar à fronteira de Israel com a Faixa de Gaza e o Egito.

Nessa área está um porto seco por onde passam todas as mercadorias destinadas a Gaza, oriundas de doações de Israel e de outros países e também a importação por Israel de vários produtos como frutas, legumes e verduras produzidos pelos palestinos! Em 2015, passaram pelo terminal quase 160 mil caminhões!

Ali, motoristas israelenses são substituídos por profissionais de Gaza, na troca das mercadorias para um lado e outro da fronteira; A vigilância é rigorosa e um potente scanner pode liberar três caminhões em sete minutos, informou Amir Shared, responsável pelo comando das operações. Quando lhe perguntei se acredita na paz, foi taxativo: não!

O deserto foi transformado numa das mais produtivas regiões de Israel com processos de irrigação, tecnologia e estufas. O país exporta cítricos, trigo, banana e flores. A primavera, com chuvas regulares, contribuiu para as verdes lavouras de trigo que pudemos ver ao longo do caminho.”
 

O deputado Pedro Vilela abordou as iniciativas de integração entre árabes e judeus:

Ao contrário do que muitos imaginam, existe aqui uma expressiva comunidade árabe. O professor Mohammad Darawshe, diretor de Planejamento e Estratégia do Centro Para Sociedade Compartilhada Givat Haviva, um árabe israelense, comanda um esforço voltado para a integração entre os árabes e os judeus do país. Por exemplo, estimulando que crianças e professores de ambos os povos convivam juntos em uma mesma escola. Pesquisas mostram que quando isso acontece, o nível de racismo e intolerância entre eles cai drasticamente”.
 


Fernando Lottenberg e o novo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley. Foto: André Nehmad. 


Fernando Lottenberg e Ricardo Berkiensztat conversam durante visita ao Centro Yitzhak Rabin. Foto: André Nehmad.


O guia André Wajnberg conduz os parlamentares na visita ao Centro Yitzhak Rabin. Foto: André Nehmad.


Participantes da comitiva no Centro Yitzhak Rabin. Foto: André Nehmad. 


Visita aérea à fronteira com a Síria. Foto: Divulgação.


Visita à fronteira com Gaza. Foto: Divulgação.


Senadora Kátia Abreu no Golã. Foto: Divulgação.


Deputada Bruna Furlan nas Colinas de Golã. Foto:Divulgação.





Comentários


Últimas do Blog

Vídeos