19 de novembro de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Conib apoia publicação do e-book 'Cartas para a próxima geração – Iom Kipur', do rabino Sacks

05 Set 2017 | 17:27
Imprimir

A Conib apoia a reedição, em e-book, do livro “Cartas para a próxima geração 1- Reflexões sobre o Iom Kipur”, de Jonathan Sacks, ex-rabino-chefe do Reino Unido. A edição é da Editora Sêfer. FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO.

Desde que assumiu a liderança religiosa da comunidade judaica britânica, no início dos anos 1990, o rabino Jonathan Sacks contribuiu de maneira fundamental para o fortalecimento do judaísmo não apenas no Reino Unido como no mundo. Em seus escritos, busca aliar nossa tradição milenar às peculiaridades do universo contemporâneo.

Em suas palavras, o “Iom Kipur é um dia muito importante, durante o qual prestamos contas de nossa vida e refletimos a respeito do que nos aconteceu e do que planejamos fazer no ano seguinte. Quis dar minha contribuição e, para tanto, escrevi alguns pensamentos que poderão provocar reflexões a quem vier a lê-los, porque cabe a cada um elaborar e definir suas próprias decisões. Ninguém pode fazer isso por nós”.

Eu os escrevi na forma de cartas de um pai a seus filhos, os quais se tornaram pais recentemente. Entendi que assim poderia discutir as grandes decisões que moldarão o resto de nossas vidas bem como as dos que nos são próximos. São cartas fictícias, embora os assuntos nelas tratados sejam reais”.

Em mensagem ao final da obra, o presidente da CONIB, Fernando Lottenberg, fala sobre o alcance da obra de Sacks:

O rabino Jonathan Sacks reúne a capacidade de expressar suas reflexões filosóficas e convicções religiosas com uma linguagem ao mesmo tempo clara, instigante e serena.

Em uma de suas obras, defende a importância de apreciar as diferenças entre as religiões e facilitar que as pessoas encontrem Deus em suas diferentes manifestações, evitando choques.

Acredita que a mensagem do judaísmo não é restrita ao povo judeu e que, de certa forma, ao expressarmos ao mundo nossa tradição, apropriamo-nos de nossa história e rituais, fortalecendo nossa identidade – individual e coletiva.

Para muitos, não se trata apenas de um líder do povo judeu, mas de muitos povos.

A Conib apoiou há alguns anos a iniciativa da publicação de dois livretos, destacando a essência do pensamento de Sacks. A repercussão foi impactante. Para alguns, foi o primeiro contato com a mensagem do rabino; para outros, representou a possibilidade de refletir sobre suas interpretações de trechos da Torá e do Talmud.

Com a reedição das obras, dessa vez em versão eletrônica, esperamos que outras pessoas possam ser tocadas por suas palavras, e que sua mensagem traga novas explicações e significados”.

FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO.





Comentários


Últimas do Blog

Vídeos