26 de maio de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Judeus dão chave da sinagoga para muçulmanos, depois de mesquita pegar fogo nos EUA

16 Fev 2017 | 14:28
Imprimir

Na pequena cidade de Victoria, no Texas, existem várias igrejas, mas apenas uma sinagoga e uma mesquita - pelo menos, até que a mesquita pegasse fogo misteriosamente em 28 de janeiro.

Agora, em certo sentido, a sinagoga tornou-se uma mesquita: os judeus da cidade entregaram aos muçulmanos a chave do edifício, para que eles tenham um lugar para realizar seu culto durante o período de reconstrução da mesquita.

"Aqui, todo mundo conhece todo mundo, conheço vários membros da mesquita e sentimos muito por eles. Nós, como judeus, temos que sentir pela comunidade muçulmana. Quando uma calamidade como esta acontece, temos que ficar juntos ", disse Robert Loeb, presidente da Congregação Bnai Israel.

"Os membros da comunidade judaica entraram em minha casa e me deram uma chave da sinagoga", disse Shahid Hashmi, um cirurgião e um dos fundadores da mesquita, construída em 2000.

No domingo (29), a comunidade de Victoria realizou um evento inter-religioso na frente do prédio incendiado. Por meio de doações, a mesquita levantou mais de 900 mil dólares no período de apenas um dia, para a reconstrução. A Liga Anti-Difamação (ADL) judaica também participou do evento. As causas do incêndio são desconhecidas, de acordo com o New York Times.

Os líderes religiosos na cidade de 65 mil habitantes têm promovido encontros inter-religiosos, incluindo um evento de três semanas, há alguns anos, durante o qual a sinagoga, a mesquita e uma igreja hospedavam os membros uns dos outros.


Fogo na Mesquita de Victoria. Foto: Divulgação. 





Comentários


Últimas do blog

Vídeos