22 de novembro de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Comunidade comemora contribuição ao Brasil, no Dia da Imigração Judaica, 18 de março

17 Mar 2017 | 12:00
Imprimir

O Dia da Imigração Judaica homenageia a contribuição dos judeus para a formação da sociedade brasileira. A celebração, no dia 18 de março, foi criada por um projeto de lei do deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), sancionado em 2009 pelo então presidente em exercício, José Alencar.

Fazemos parte da história do Brasil desde antes de seu descobrimento. Há historiadores que afirmam que o projeto ultramarino português só foi possível graças à participação concreta dos judeus.

Fugindo da perseguição e da falta de oportunidades na Europa e no Oriente Médio, encontramos aqui um país acolhedor. Hoje, contribuímos na cultura, na ciência, nas universidades, nos governos e nas empresas.

A data de 18 de março marca o dia da reinauguração, em 2002 no Recife, da Sinagoga Kahal Zur Israel (Comunidade Rochedo de Israel), a primeira das Américas.

Veja imagens antigas de imigrantes judeus no Brasil.

Veja depoimento de sobreviventes do Holocausto que encontraram no Brasil um ambiente de paz e tolerância e fizeram daqui seu lar.

Saiba mais sobre a HISTÓRIA DOS JUDEUS NO BRASIL.
 


À esquerda, mascate na rua José Paulino, bairro do Bom Retiro, em São Paulo, década de 1940. Foto: acervo AHJB. À direita, em Maués (AM), barco "Levy III", que pertenceu a Samuel Levy, filho de Isaac Moisés Levy e da amazonense Cândida Ferreira Gato. Samuel aparece na proa do barco. Informação: Moisés Eliezer Levy. Foto: Sergio Zalis.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos