24 de maio de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Rabino Nilton Bonder: Hebraica-Rio não representa a comunidade judaica

07 Abr 2017 | 16:37
Imprimir

Em entrevista ao jornal O Globo, o rabino Nilton Bonder disse que a direção da Hebraica do Rio, que recebeu em 3 de abril o deputado Jair Bolsonaro para uma palestra, é composta por um grupo pequeno de pessoas que não representam a comunidade judaica.

“É muito chocante assistir aos vídeos divulgados. É deplorável. Pior ainda com o rótulo de representatividade (da Hebraica) que não corresponde à opinião da grande maioria da comunidade judaica. É hoje um clube periférico. Não consigo imaginar nenhum material mais contrário aos fundamentos da tradição judaica”, disse o rabino. “É muito grave uma instituição, que, de certa maneira, se apresentou como espaço da comunidade e exibiu bandeiras de Israel, permitir uma situação dessas”, acrescentou.

“Foi uma falsidade ideológica com repercussão enorme. A tradição judaica é de valores humanistas e ficou manchada pelos trechos que ficaram ali como sendo uma opinião da comunidade”, argumentou. “Há uma presença enorme de judeus nas áreas humanistas, no pensamento, na cultura. Os judeus são muito presentes e isso fala mais alto do que tentar definir uma comunidade por um pensamento ou outro”.

Bonder também falou sobre imigração, dizendo que “os judeus no Brasil têm história de imigração, de terem sido obrigados a abandonar à força os locais onde estavam. Para nós, a fidelidade com o imigrante, com o estrangeiro é enorme. Estamos às vésperas do Pessach, a Páscoa judaica, quando celebramos a saída do Egito e a questão da liberdade. O texto bíblico diz, inúmeras vezes, que precisamos nos identificar com os estrangeiros”.

Leia mais.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos