11 de dezembro de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Agência da ONU descobre túnel do Hamas sob escolas de Gaza

09 Jun 2017 | 15:29
Imprimir

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) descobriu em 1º de junho um túnel sob duas de suas escolas na Faixa de Gaza.

O porta-voz da UNRWA, Christopher Gunness, disse que os túneis foram descobertos durante a construção de uma extensão de um dos prédios durante as férias de verão, quando as escolas estavam vazias. O túnel não tinha pontos de entrada ou saída na escola.

"A UNRWA condena a existência de tais túneis nos termos mais fortes possíveis", diz o documento. "É inaceitável que estudantes e funcionários sejam colocados em risco de tal forma. A construção e a presença de túneis sob as instalações da ONU são incompatíveis com o respeito dos privilégios e imunidades devidos às Nações Unidas de acordo com o direito internacional aplicável, que prevê que as instalações da ONU devem ser invioláveis. A neutralidade das instalações da ONU deve ser preservada em todos os momentos ".

A UNRWA disse que protestou "fortemente" contra o Hamas e pretende fechar o túnel.

Em resposta, autoridades de Israel afirmaram: "O Hamas é quem leva Gaza para um desastre humanitário, na medida em que confisca a ajuda humanitária e ameaça a vida dos moradores, ao escavar túneis sob escolas e hospitais, para usar os residentes como escudos humanos".

O embaixador de Israel nas Nações Unidas Danny Danon instou o Secretário-Geral e o Conselho de Segurança a intervir para assegurar a implementação de uma supervisão rigorosa sobre a UNRWA: "A ONU deve agir imediatamente para garantir que suas estruturas e instituições não sejam usadas para abrigar a infraestrutura terrorista do Hamas".

Leia mais.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos