22 de novembro de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Jovens judeus prestam ajuda voluntária a comunidade capixaba atingida pela lama da Samarco

11 Jul 2017 | 16:41
Imprimir

A World Union for Progressive Judaism (WUPJ) - denominação que inclui o Movimento Reformista -promoverá entre 27 e 30 de julho o segundo Seminário Tikun Olam para Jovens da América Latina.

Como na primeira edição, os participantes prestarão auxílio à vila de Regência Augusta (ou, como é carinhosamente chamada, "Regência") no Espírito Santo, atingida há dois anos pela lama das represas da mineradora Samarco.

Ajude com qualquer quantia ou com os itens abaixo (contate rodrigo.netzer@wupj.org.il)

Material esportivo:

25 kits esportivos (calção, camisa) 

2 kits esportivos para goleiro (calção - camisa) 

8 Bolas 

Material escolar:

27 kits material escolar (caderno, pasta, estojo, lápis, borracha, etc) 

As praias da vila estavam entre as dez melhores do Brasil para a prática de surf, e era do turismo que seus habitantes obtinham grande parte de suas receitas. A realidade é hoje bem diferente, com pousadas e restaurantes fechados, pescadores desempregados e a economia estagnada.

Como resposta ao desastre ambiental, a comunidade local buscou força para recuperar a vila e retomar o controle sobre o seu destino, e conta também com a ajuda de diversos grupos judaicos: World Union for Progressive Judaism (WUPJ), Hillel Rio, Hashomer Hatzair e sinagogas afiliadas, com o apoio da Agência Judaica e do TaMaR. 

Em parceria com a WUPJ, o Instituto Unidos pela Vida e a Aliança Rio Doce, do Espírito Santo, desenvolveram um programa em que os participantes visitam a vila, conhecem a realidade, consertam portas e pias, limpam quintais, pintam paredes, penduram prateleiras, plantam jardins, organizam materiais, estudam textos judaicos, cantam e rezam juntos. Veja a programação. 

Na primeira edição, os voluntários judeus ajudaram a comunidade local a construir um centro para jovens, chamado Casa Rosa, que oferece cursos de arte, música, línguas.

Uma das expressões mais marcantes do judaísmo é a responsabilidade social traduzida em ações concretas. Estes valores são conhecidos na tradição judaica como Tikun Olam.

Faça sua inscrição.
 


Participantes do seminário em 2016. Foto: WUPJ.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos