18 de agosto de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Secretário-geral da OEA: “Israel destaca-se no Oriente Médio como democracia de pleno direito”

10 Ago 2017 | 10:39
Imprimir

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Almagro, disse no dia 8 de agosto em Jerusalém que Israel “se destaca na região como uma democracia de pleno direito, totalmente comprometida com os princípios democráticos, a ordem constitucional e o estado de direito”.

Ele foi a Israel para "fortalecer todas as variáveis de cooperação entre a OEA e o país e conhecer de perto o que acontece no conflito com os palestinos”.

Reuniu-se com o presidente Reuven Rivlin e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e também participou de uma reunião do Conselho de Israel sobre Relações Exteriores, que opera sob os auspícios do Congresso Judaico Mundial.

Israel, explicou, "é um bom parceiro" em questões onde já há colaboração, como "formação profissional, inovação, tecnologia, segurança cibernética, cyberterrorismo e segurança."

Almagro considera que a OEA pode "contribuir para explicar melhor a situação que Israel vive, quais são os principais problemas enfrentados e as condições para a sua segurança" e cuidar para que estas questões sejam mais conhecidas.

Ex-ministro das Relações Exteriores do Uruguai, descreveu a OEA como "o espaço em que a diplomacia, a democracia e os direitos humanos se uniram", valores que, notou, são compartilhados por Israel.

Também ressaltou a firmeza das comunidades judaicas na América Latina, dizendo que são "vibrantes, empreendedoras e ocupam um espaço indispensável em nossas nações, cultura, artes, negócios, profissões e política. Os judeus na América Latina fazem parte das forças democráticas da região".

O presidente do Congresso Judaico Mundial, Ronald Lauder, e o vice-presidente executivo, Robert Singer, apresentaram Almagro a uma audiência diversificada de diplomatas e autoridades, incluindo quase todos os embaixadores latino-americanos lotados em Israel.

Singer elogiou o longo histórico de Almagro de amizade com os judeus e com o Estado de Israel e seu compromisso em defender os direitos humanos e observou que tanto a OEA quanto Israel nasceram em 1948 e comemorarão em breve seus aniversários.

Leia mais.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos