19 de fevereiro de 2018 English Español עברית

Conib Logo

NOTA DE FALECIMENTO

08 Fev 2018 | 15:22
Imprimir

Faleceu ontem em Porto Alegre, aos 94 anos, Eva Sopher, uma das maiores referências culturais do Rio Grande do Sul. Ela foi diretora da Fundação Theatro São Pedro. Ela estava internada no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O governador José Ivo Sartori decretou luto oficial de três dias no estado. "Acabo de receber a triste notícia do falecimento de dona Eva Sopher. Deixo minha homenagem a essa grande mulher, que dedicou uma vida inteira à arte e à cultura. Como legado, deixa sua luta pela preservação do Theatro São Pedro, o respeito da classe artística de todo o Brasil e o carinho e a consideração do povo gaúcho", declarou Sartori, segundo nota divulgada pelo Piratini.

Alemã de família judia, Eva Sopher se mudou para o Brasil, onde desembarcou ainda criança, para fugir do nazismo. Em 1975, foi chamada para coordenar a restauração e reconstrução do Theatro São Pedro, que dois anos antes havia sido fechado devido à falta de segurança no prédio – o teatro funcionava desde 1858, quando Porto Alegre tinha cerca de 20 mil habitantes.

Em 1984, o teatro foi reaberto e, desde então, segue com programação intensa, graças ao esforço de Eva e da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro. Depois da reconstrução, Eva seguiu à frente da administração, e passou a dedicar-se ao Multipalco, projeto iniciado em 2003 de um novo espaço, que já conta com mais 18 mil m² de área construída.

Em 2015, Eva Sopher disse durante entrevista que, mesmo depois de fazer 85 anos, continuou frequentando diariamente o teatro – apesar de não ter as mesmas atribuições de quando era mais jovem. "Hoje em dia eu me considero mais ou menos o cartão de visita da casa, porque todo mundo quer uma palavra, alguma entrevista, alguma notícia, apesar de hoje em dia eu não ficar mais na programação. Se houver alguma dúvida, evidentemente, estou à disposição. Mas antigamente eu fazia tudo”, disse ela na ocasião.

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, prestou uma homenagem por meio do Twitter: "O mais importante é a obra, não a gente!" Obrigado por tudo Eva Sopher. Leia mais.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos