17 de outubro de 2018 English Español עברית

Conib Logo

Embaixador israelense no Brasil participa de comemoração em Natal pelos 70 anos do Estado de Israel

27 Mar 2018 | 14:24
Imprimir

O embaixador israelense no Brasil, Yossi Shelley, foi homenageado na tarde desta segunda-feira (26), na sede na sede da OAB-RN em evento por ocasião do 70º aniversário do Estado de Israel. Centenas de pessoas participaram do evento em comemoração aos 70 anos do Estado de Israel, realizado no plenário da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Rio Grande do Norte, no bairro de Candelária, em Natal. O embaixador Yossi Shelley cumpriu agenda até 28 de março na capital potiguar. O evento foi realizado pelo Centro Israelita do Rio Grande do Norte (CIRN) e a Embaixada Israelense no Brasil. O local foi transformado em um pedaço de Israel em Natal. Representantes dos poderes Executivo e Legislativo tanto no âmbito Estadual quanto Municipal participaram do evento.

O plenário recebeu ainda lideranças eclesiásticas de diversas igrejas do Rio Grande do Norte, além da presença de lideranças da comunidade judaica do Rio Grande do Norte. A abertura do encontro foi feita pelo diretor do CIRN, Max Simon Gabbay, que destacou a importância histórica do Estado de Israel. "A criação do Estado de Israel não se deu a partir de uma mera determinação da ONU, na verdade foi uma criação de dentro para fora, que veio a ser reconhecida por este órgão. Sobrevivemos e florescemos, desenvolvendo tecnologia de ponta para transformar o mundo de uma forma positiva. Israel é a terra onde o milagre é constante, e queremos que nossas bênçãos se espalhem pelo mundo", destacou.

O embaixador Shelley recebeu homenagens dos poderes Legislativos municipal e estadual. O primeiro foi uma proposição da vereadora Ana Paula (PSDC), entregue pelo vereador Franklin Capistrano (PSB), representando a Câmara Municipal de Natal. Já a Assembleia Legislativa, através de requerimento do deputado estadual Ricardo Motta (PSB), proferiu voto de louvor ao Estado de Israel pelos seus 70 anos. O presidente do CIRN, Samuel Max Gabbay, também falou da representatividade de celebrar os 70 anos do Estado de Israel. "É um momento especial e que celebramos com alegria. Poder reunir tantas pessoas em um evento como este no Rio Grande do Norte, para comemorar os 70 anos de Israel é bastante simbólico", afirmou ele. Último a discursar, Yossi Shelley citou as semelhanças de Israel com o Rio Grande do Norte. O diplomata destacou o avanço tecnológico de seu país e como isso pode ajudar o RN a encontrar soluções para problemas históricos, como a crise hídrica enfrentada em virtude da seca. "O Estado de Israel conseguiu prosperar mesmo em meio ao clima e geografia adversas. Hoje, 80% da água consumida e nosso país vem do mar, através de tecnologia de dessalinização. Vejo o Rio Grande do Norte como um polo importante para receber esse tipo de tecnologia, o que pode acontecer a médio e longo prazo.

A visita do Embaixador à Natal
 
Yossi Shelley encerrou sua agenda oficial em Natal em 28 de março. O representante do governo israelense, além de estar presente às homenagens pelos 70 anos do Estado de Israel, visitou autoridades políticas e eclesiásticas do Rio Grande do Norte.
A visita teve como objetivo viabilizar parcerias entre Israel e os governos Estadual, Municipal, e também o setor empresarial do RN. 

O embaixador se reuniu com o Governador Robinson Faria e com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo. Yossi Shelley encontrou também com os presidentes da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, e da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa. Além disso, o embaixador teve uma reunião com secretariado do Governo do Estado. Além da questão hídrica, foram discutidas possíveis parcerias na área da segurança e tecnologia.

Shelley encontrou-se ainda com o deputado federal Rafael Motta (PSB). Na ocasião, eles discutiram possíveis projetos que podem ser implementados no RN através de parcerias entre o Legislativo e o Governo de Israel. 

O embaixador esteve ainda na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), onde se reuniu com o presidente da instituição, Amaro Sales de Araújo, e com empresários de Natal e do interior.

Shelley encontrou-se também com a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, e conheceu projetos desenvolvidos pela instituição. Dentre eles, os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), onde realizou uma visita técnica. “Ainda há muito o que melhorar, mas vejo aqui uma possibilidade de ampliar parcerias. Atualmente, a UFRN só tem parceria com a Universidade Ben-Gurion. Penso que esse intercâmbio pode ser ampliado, através de parcerias com outras instituições de ensino superior do nosso país, acrescentando ainda mais a projetos como os que vi aqui”, afirmou.

Para Samuel Gabbay, presidente da CIRN, a visita do embaixador ao RN cumpriu o seu propósito de aproximar as relações do país do Oriente Médio com o RN. “Israel soube enfrentar problemas que hoje são constantes no Rio Grande do Norte. A missão do embaixador Shelley foi importante, por encaminhar possíveis colaborações tanto na tecnologia, quanto nas questões hídrica, econômica e acadêmica”, argumentou.

Leia mais.

Samuel Max Gabbay, Yossi Shelley e Lirane Freire. Foto: CIRN.

Participantes durante a comemoração na sede da OAB em Natal. Foto: CIRN.

 

 





Comentários


Últimas do blog

Vídeos