24 de maio de 2018 English Español עברית

Conib Logo

Há 73 anos, em 8 de maio, terminava a Segunda Guerra Mundial

08 Mai 2018 | 15:08
Imprimir

Nesta terça, 8 de maio, celebra-se no mundo ocidental, o Dia da Vitória. Também conhecida como o Dia da Vitória na Europa (V-E Day), a data marca o fim da Segunda Guerra Mundial, com a derrota da Alemanha nazista e a capitulação das forças do Eixo.

Oficialmente, os Aliados haviam decidido que o V-E Day deveria ser celebrado em 9 de maio (data oficial da rendição alemã), mas a imprensa da época antecipou a notícia da vitória e popularizou o 8 de maio como o Dia da Vitória.

Os brasileiros da Força Expedicionária Brasileira, é bom lembrar, participaram com bravura, tomando Monte Castello, na Itália e recebendo a rendição de tropas alemãs, no dia 29 de abril. As tropas brasileiras contavam com seis judeus, que corriam ali duplo perigo.

Naquele 8 de maio de 1945, a alegria foi geral. As pessoas ocuparam as ruas em festa. Findava-se o trágico período de seis anos de embates, que deixou um saldo de milhões de mortos, tanto no front de batalha como nos campos de concentração e extermínio.

“Que a alegria daquele dia seja lembrada hoje com atenção especial. A paz e a liberdade que desfrutamos hoje, foi conquistada a duras penas e com o sangue de muitos. Honrar a memória dos heróis e vítimas da Segunda Guerra é zelar para que a história não se repita. É não esmorecer na luta contra o extremismo, que volta a ameaçar o mundo atualmente, afirma o Presidente da Conib, Fernando Lottenberg.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos