21 de julho de 2018 English Español עברית

Conib Logo

Iranianos vão às ruas em protesto contra ajuda do governo a grupos terroristas palestinos

26 Jun 2018 | 18:24
Imprimir

Milhares de iranianos saíram ontem às ruas de Teerã gritando frases como “morte à Palestina”, “não à Gaza; não ao Líbano” e “saiam da Síria e pensem no povo iraniano” em protesto contra a ajuda financeira do regime dos aiatolás a grupos terroristas palestinos, o que estaria prejudicando a economia do país. A polícia interveio lançando bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Os protestos desta segunda-feira (25) em Teerã tiveram início no Grande Bazar da capital, local considerado ícone do conservadorismo político iraniano e onde começou o movimento que levou à Revolução Islâmica de 1979. Vídeos postados nas redes sociais mostravam os manifestantes revoltados contra a ajuda financeira a grupos terroristas palestinos e contra a presença militar iraniana na Síria, em detrimento da economia do país. Nos últimos anos, o Irã aumentou a ajuda financeira aos grupos terroristas palestinos Hamas e Jihad Islâmica, ao Hezbollah, no Líbano, aos rebeldes Houthis, no Iêmen, e às milícias xiitas no Iraque.

Desde o início da guerra civil na Síria em 2011, Teerã investiu US$ 6 bilhões para apoiar o governo do presidente Bashar Assad. A situação econômica do Irã se agravou ainda mais com a decisão dos EUA de se retirar do acordo nuclear assinado em 2015 com Teerã e de impor sanções econômicas ao pais, em represália pelo programa iraniano de mísseis balísticos. Os protestos de ontem marcam não apenas uma mudança na atitude dos iranianos, comumente contidos por temor a represálias, mas também em relação ao teor das manifestações, antes dirigidas aos EUA e a Israel, quando bandeiras dos dois países eram queimadas em praças públicas e os slogans eram “morte a Israel” e “morte à América”.

Leia mais.

     Um grupo de manifestantes entoa frases de efeito no antigo grande bazar em Teerã, Irã, em 25 de junho de 2018. Foto: AP.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos