30 de maro de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Cadernos Conib nº 3 aborda desafios da educação no Brasil e perspectivas da educação judaica. Faça o download

26 Nov 2015 | 17:32
Imprimir

Chegando à sua terceira edição, Cadernos Conib procura mostrar não apenas a contribuição dos judeus aos debates e aos temas centrais da sociedade brasileira, como igualmente a diversidade de opiniões e o espírito democrático da comunidade judaica.

Cadernos Conib nº3 reúne textos que falam sobre os desafios da educação no Brasil – a gestão eficiente, a formação de docentes, a educação pública, as novas tecnologias-, bem como sobre a educação judaica - história e perspectivas. FAÇA O DOWNLOAD DO TEXTO INTEGRAL.

Esta nova edição traz artigos e ensaios de especialistas como Gisela Wajskop, José Ernesto Bologna, Lilian Starobinas, Lúcia Mara Mandel, Mônica Timm de Carvalho, Roseli Fischmann e Sonia Kramer, que abordam a educação no Brasil; Alberto Milkewitz, Claudia Malbergier Caon, Silvio Hotimsky e os rabinos Ruben Sternschein e Samy Pinto apresentam suas visões sobre a educação judaica. Jayme Brener e Renato Modernell homenageiam Paulo Freire e Anísio Teixeira, ícones da educação no Brasil.

A Conib entende que a educação judaica é um tema fundamental – tanto para o fortalecimento da comunidade como para a garantia do futuro: “A educação é a base do judaísmo, nosso pilar mais profundo e resistente. Os judeus continuam a existir atualmente, professando a mesma fé nos quatros cantos do mundo e vivendo de forma independente e próspera em Israel, principalmente em razão da educação judaica, transmitida de geração em geração, ao longo de muitos séculos. Por isso, somos considerados o Povo do Livro”, escrevem Fernando Lottenberg, presidente da Conib, e Eduardo Wurzmann, secretário geral, na apresentação.

A participação judaica na vida brasileira remonta a 1500, quando judeus portugueses aportaram com a esquadra de Pedro Álvares Cabral. Desde então, a comunidade judaica sempre participou do debate sobre as grandes questões brasileiras.

A primeira edição dos Cadernos Conib teve como destaque a questão ecológica, com depoimentos relevantes no movimento ambientalista e do desenvolvimento da Amazônia; já a segunda edição destacou a contribuição judaica à construção da democracia no Brasil nas últimas décadas.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos