25 de julho de 2017 English Español עברית

Conib Logo

Amós Oz: não há lado certo ou errado no conflito entre israelenses e palestinos

13 Jul 2017 | 19:15

Convidado pelo projeto Fronteiras do Pensamento para palestras em São Paulo e Porto Alegre, o premiado escritor israelense Amós Oz falou sobre política, literatura e o conflito no Oriente Médio. Assista.

Ele afirma que o fanatismo tem crescido no mundo, principalmente, porque as questões complexas a serem respondidas também têm aumentado. Entre elas, o conflito entre israelenses e árabes.

"Os árabes palestinos afirmam que esse é seu lar exclusivo e têm um forte argumento. Os judeus israelenses clamam a mesma terra como seu único lar histórico ancestral e também têm um poderoso argumento", disse Oz.

Para ele, não há lado certo ou errado neste no conflito, nem bandidos e mocinhos: “É um trágico conflito entre certo e certo, e algumas vezes, entre errado e errado”.

Segundo Oz, quem vive fora de Israel não entende que não há dois lados opostos  na questão, e acaba por escolher um lado e lutar por ele.

O escritor também ressaltou a importância da criatividade e do humor, que podem funcionar como ferramentas na busca por tolerância e empatia e contra o fanatismo.

Amós Oz também lotou a Casa do Povo, em São Paulo, falando sobre como curar um fanático. Veja como foi.

 


Amós Oz fala no projeto Fronteiras do Pensamento. Reprodução.





Comentários


Últimas do blog

Vídeos