Dia em Memória das Vítimas
do Holocausto

CONIB marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto com cerimônia em Memorial recém-inaugurado no Rio

Evento acontece no ano em que se completa o 80º aniversário do Levante do Gueto de Varsóvia

O recém-inaugurado Memorial às Vítimas do Holocausto Deputado Gerson Bergher, no Mirante do Pasmado, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido pela Confederação Israelita do Brasil – CONIB para a sua cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Apoiado pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), pela Associação Cultural Memorial do Holocausto/RJ e pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), o evento acontece na sexta-feira (27), às 10h. A data rende homenagem aos seis milhões de judeus e a outras milhões de vítimas do extermínio nazista.

A cerimônia vai contar com o tradicional acendimento das velas em memória das vítimas, exibição de vídeos e com a presença de sobreviventes do Holocausto, autoridades políticas, religiosas, institucionais, lideranças comunitárias e jovens.

“Este evento representa um momento de recordação de um dos mais vergonhosos capítulos da história da humanidade. Oportunidade para reforçar nossa batalha contra o discurso de ódio, fortalecer nosso compromisso com a democracia e nossa luta pela inclusão e pela equidade”, avalia o presidente da Conib, Claudio Lottenberg.

"Temos a urgência de transmitir aos jovens valores como o respeito à vida, a empatia, a compaixão, a colaboração; ainda o saber conviver com o diferente, o enfrentar suas frustrações, ou seja, trabalhar questões-chaves para que a nossa sociedade possa experimentar um ambiente de pacificação social, desenvolvimento e real progresso em todos os sentidos do bem-viver. O que aconteceu com nossos antepassados não pode ser esquecido, nem banalizado, é a pior atrocidade de todos os tempos que temos memória e registro”, Alberto David Klein, presidente da FIERJ e da Associação Cultural Memorial do Holocausto/RJ.

Em 2005, a ONU aprovou resolução instituindo o 27 de janeiro como Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data que lembra mundialmente o Holocausto marca o dia em que tropas soviéticas liberaram o campo de concentração e extermínio de Auschwitz, localizado na Polônia, em 27 de janeiro de 1945.

Em resolução apoiada pelo Brasil, a ONU pede aos países-membros que elaborem programas de educação sobre o Holocausto e condena sem reservas todas as manifestações de intolerância religiosa, de incentivo ao ódio, de perseguição ou de violência contra pessoas ou comunidades por causas étnicas ou religiosas e rejeita qualquer negação do Holocausto como fato histórico.

Recém-inaugurado, o Memorial às Vítimas do Holocausto/RJ tem o objetivo de proporcionar reflexões sobre a importância dos direitos humanos, da democracia, da justiça, da tolerância, da liberdade, do respeito à diversidade e ao pluralismo como valores e princípios éticos fundamentais do ser humano. Para os realizadores, há um entendimento de que as instituições e valores democráticos não são mantidos automaticamente, e precisam ser cultivados e protegidos. O Memorial também terá esse papel de levar à compreensão das raízes e ramificações dos preconceitos, do racismo e da construção de estereótipos para conseguir identificá-los e combatê-los.

Acompanhe a transmissão online pelo You Tube da Conib: https://www.youtube.com/@CONIBOFICIAL

Credenciamento e informações para a imprensa

Conib – Liane Gotlib Zaidler – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – Tel (11) 9.8277.0606

Fierj – Montserrat Bevilaqua - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel (11) 9.4071.5981

Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação