17.08.22 | Judaicas
Associação Israelita Catarinense comemora decisão do estado de incluir Rosh Hashaná e Yom Kipur em seu calendário oficial
A Associação Israelita Catarinense (AIC) comemorou a decisão da Assembleia Legislativa de incluir no calendário oficial do estado as celebrações de Rosh Hashaná - Ano Novo judaico - e Yom Kipur – Dia do Perdão. A proposta, aprovada na terça-feira (16), foi apresentada em março pelo deputado estadual Felipe Estevão (União Brasil).
Em declarações à CONIB, o presidente da AIC, Eduardo Gentil, elogiou a iniciativa: "A inclusão de Rosh Hashaná e Yom Kipur no calendário oficial do estado de Santa Catarina, marca definitivamente a presença judaica local para toda a sociedade catarinense. Importante registrar o meu agradecimento ao Sr. Eduardo Bronchtein, membro da nossa comunidade e Bacharel em Direito que, utilizando os seus conhecimentos técnicos, atuou com protagonismo na elaboração do que viria a se tornar esta legislação específica. Quero também, em nome da comunidade judaica de Santa Catarina, prestar deferência ao Deputado Estadual Felipe Estevão. Sensível ao nosso pleito, o Deputado prestou os encaminhamentos devidos à matéria. Parabéns, comunidade judaica catarinense. Juntos somos mais fortes".
A lei não prevê, porém, que as datas, celebradas entre setembro e outubro, sejam feriados, ou pontos facultativos.