25.01.23 | Mundo
Em discurso histórico, Elie Wiesel alerta para os perigos da indiferença
Com tradução de Paulo Geiger, a Livraria Sêfer divulgou vídeo de discurso em que o escritor e sobrevivente do Holocausto Elie Wiesel alerta para os perigos da indiferença em episódios como os ocorridos durante o Holocausto. Assista.
“Um estado estranho e inatural no qual as linhas se embaçam entre luz e escuridão, crepúsculo e autora, crime e castigo, crueldade e compaixão, bem e mal. Quais são os percursos e suas consequências? É possível que alguém veja a indiferença como uma virtude?”, questiona Wiesel.
Elie Wiesel (1928-2016) fez esse discurso em 1999 na Casa Branca. Embora antigo, o discurso é bem atual, pois alerta para os riscos da indiferença e da omissão das pessoas diante de situações como as que levaram ao Holocausto. O vídeo já teve milhares de visualizações. Wiesel sobreviveu aos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald, e passou a dedicar a vida ao resgate da memória de vítimas do nazismo. Por sua obra, que inclui mais de quarenta livros de ficção e não-ficção, Wiesel recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1986. Ele faleceu aos 87 anos de idade, em Nova York, onde morava.