25.01.23 | Mundo

Em discurso histórico, Elie Wiesel alerta para os perigos da indiferença

Com tradução de Paulo Geiger, a Livraria Sêfer divulgou vídeo de discurso em que o escritor e sobrevivente do Holocausto Elie Wiesel alerta para os perigos da indiferença em episódios como os ocorridos durante o Holocausto. Assista.

“Um estado estranho e inatural no qual as linhas se embaçam entre luz e escuridão, crepúsculo e autora, crime e castigo, crueldade e compaixão, bem e mal. Quais são os percursos e suas consequências? É possível que alguém veja a indiferença como uma virtude?”, questiona Wiesel.

Elie Wiesel (1928-2016) fez esse discurso em 1999 na Casa Branca. Embora antigo, o discurso é bem atual, pois alerta para os riscos da indiferença e da omissão das pessoas diante de situações como as que levaram ao Holocausto. O vídeo já teve milhares de visualizações. Wiesel sobreviveu aos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald, e passou a dedicar a vida ao resgate da memória de vítimas do nazismo. Por sua obra, que inclui mais de quarenta livros de ficção e não-ficção, Wiesel recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1986. Ele faleceu aos 87 anos de idade, em Nova York, onde morava.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação