25.05.23 | Brasil
Secretário Rony Vainzof representa a CONIB em encontro com o Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, sobre discurso de ódio
O secretário da CONIB, advogado Rony Vainzof, esteve em Brasília nesta quarta (24), em encontro com o Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. A reunião foi de caráter institucional e teve como pauta apresentar melhor a CONIB, sua missão e atuação no tema combate ao discurso de ódio.
Durante o encontro, Rony Vainzof lembrou da marcante frase dita por Almeida em seu discurso de posse sobre a importância da memória, da verdade e da justiça: “Assim como disse Luther King, não há paz sem memória e não há paz sem justiça, e justiça é luta. Assim, minha primeira mensagem é a reverência à luta por memória, verdade e justiça”. Almeida referia-se, com a citação, ao racismo. Vainzof destacou que a CONIB é uma aliada na defesa dos Direitos Humanos, pois busca: “honrar a memória das vítimas do Holocausto, por exemplo; preservar a verdade, como no tema de combate à negação do Holocausto e também perseguir a Justiça, como em questões ligadas ao combate ao antissemitismo e ao discurso de ódio. A luta da CONIB é contra o preconceito de qualquer matiz e na defesa de todas as minorias” disse Vainzof.
Professor em Direito Digital, Vainzof integra o Grupo de Trabalho (GT) sobre discurso de ódio do Ministério dos Direitos Humanos.