15.06.23 | Mundo

Antissemitismo mais que dobrou no Twitter sob Elon Musk

As mensagens de ódio a judeus mais que dobraram no Twitter desde outubro, quando Elon Musk assumiu a rede social. De 1º de junho a 26 de outubro de 2022 — um dia antes da aquisição –, a média semanal de tuítes considerados “plausivelmente antissemitas” era de 6.204. A partir de 27 de outubro até 9 de fevereiro de 2023, a média subiu para 12.762 – um aumento de 105%. A classificação “plausivelmente antissemita” significa a existência de pelo menos uma interpretação razoável do tuíte dentro das definições de antissemitismo da Aliança Internacional de Memória do Holocausto (IHRA).

A situação levou 19 enviados especiais, entre eles Fernando Lottenberg, presidente do Conselho Consultivo da CONIB e Comissário da OEA para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo, a enviarem mensagem à nova CEO do Twitter, Linda Yaccarino, pedindo providências.

A repercussão sobre o nível de ódio a judeus no Twitter acompanha um aumento de incidentes antissemitas nos EUA. No ano passado, a ADL (Liga Anti-Difamação) identificou 3.697 ataques, um número recorde no país.

Segundo um relatório publicado no site The Conversation, o assédio antissemita aumentou 29% no ano passado, enquanto ataques de vandalismo contra esse grupo subiu 51%. Além disso, a atividade de grupos de supremacia branca dobrou: a organização registrou 852 casos de distribuição de propaganda antissemita nos EUA em 2022.

A situação levou o governo dos Estados Unidos a lançar recentemente um Plano Nacional de Combate ao Antissemitismo, após consultas e debates com especialistas e representantes da comunidade judaica, entre eles Fernando Lottenberg.

Em mensagem de vídeo divulgada pela imprensa, o presidente Joe Biden disse que a primeira estratégia nacional para combater o antissemitismo envia uma "mensagem clara e contundente" de que "na América, o mal não vencerá, o ódio não prevalecerá" e "o veneno e a violência do antissemitismo não será a história do nosso tempo".


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação