17.08.23 | Mundo
“Com a derrota do Brasil, o público israelense perdeu o interesse pelo Mundial Feminino”, diz jornalista que atua em Israel
Nascido em São Paulo, na Vila Mariana, e morando e trabalhando em Israel, o jornalista Ricardo Setyon se destaca na cobertura de competições internacionais, pela sua habilidade profissional e pela facilidade em falar 12 idiomas. Ele fala à CONIB sobre o Mundial Feminino de Futebol e a grande decepção do público israelense com a derrota do Brasil de Marta neste campeonato.
Atuação em mundiais
Este ano de 2023 é muito especial e para mim: começou em novembro do ano passado porque estamos completando agora sete meses em que eu estive em três (competições) mundiais e essa é a primeira vez que acontece isso. Trabalho há 35 anos na cobertura de competições de futebol e isso nunca havia acontecido antes. Estivemos no Qatar, no Brasil e tivemos que enfrentar uma situação (no Qatar) com a presença de israelenses que não têm vistos, mas foram aceitos para entrar num pais com o qual Israel não tem relações diplomáticas. Depois tivemos na Argentina um mundial com a participação de Israel, que foi sensacional. Foi a primeira participação israelense em mundiais daquela categoria (Sub-20) em que o Brasil foi eliminado. E agora estou na primeira dessas três (competições) que não têm a presença israelense. Israel não chegou a se classificar e não tem nenhum representante como árbitro e nem torcida.
Decepção em Israel com a derrota brasileira
Tive a oportunidade de entrar ao vivo na Radio de Israel, estatal israelense, e me foi perguntado como eu me sentia com a derrota do Brasil. Isso porque, lá, as pessoas amam o Brasil. O País tem alguma magia que atrai as pessoas, seja pela bossa nova, seja pelo samba, pela praia, pelo sol, pelo sorriso das pessoas, mas principalmente pelo futebol. Marta, flagrada pela câmera do estádio sentada no banco num jogo do Brasil contra o Panamá e o público inteiro a aplaudindo, é uma prova do carinho com o Brasil. E em Israel não é diferente.
Para quem gosta de futebol, ver o Brasil eliminado na Copa do Mundo no Qatar e por Israel na Argentina, no mundial sub-20 e agora o Brasil de Marta, que foi noticia no mundo, sendo eliminado por uma seleção fraca, como a Jamaica criou em Israel o desinteresse por esse mundial, até porque já se segue pouco um mundial feminino. A imagem do jogo bonito de Marta e a derrota brasileira provocou uma grande decepção em Israel.
O Mundial feminino eu cubro para a Rádio de Israel e para um jornal (israelense) e o que eles querem é só entrevista com a Marta. Os israelenses não entenderam muito bem o que aconteceu e posso dizer que o interesse do país nesse mundial caiu muito com a eliminação do Brasil.
Aposta na Inglaterra
Eu acredito que a Inglaterra encontrou seu futebol e ela vai ter que enfrentar duas seleções, talvez três: os Estados Unidos, o Japão e a Espanha. Esses, a meu ver seriam os quatro finalistas, mas a minha aposta é na Inglaterra.