14.09.23 | Brasil
Para parlamentares, experiência foi única, enriquecedora e de grande aprendizado
Conhecer a sociedade israelense em seus múltiplos aspectos e se inteirar dos desafios que enfrenta o país foi uma experiência única, enriquecedora e de grande aprendizado. É o que dizem os parlamentares que participaram da comitiva que visitou Israel na última semana acompanhados pelo presidente e vice-presidente da CONIB, Claudio Lottenberg e Daniel Bialski, respectivamente, pelo presidente executivo da FISESP, Ricardo Berkiensztat, e pela representante do AJC Brasil Muriel Asseraf. Participaram da comitiva os deputados federais Adriana Ventura, Marcel van Hattem, Kim Kataguiri, Pedro Paulo, Renata Abreu, Luisa Canziani, Orlando Silva e Tábata Amaral, e o senador Fabiano Contarato. Veja a seguir alguns depoimentos:
Marcel Van Hattem: “Participar da missão em Israel foi uma experiência única e enriquecedora. Apesar de já conhecer bastante da história e contexto geopolítico da região antes de embarcar, a oportunidade de conhecer in loco os desafios e conquistas do povo judeu e israelense me fez refletir sobre quanto ainda tenho a aprender. Israel tem minha admiração e comprometimento em defender, tanto como Estado-nação independente, como quanto representante de um povo que busca permanentemente a paz e a conciliação com seu diferente. Colhi um admirável modelo de resistência de quem tem sido tantas vezes dura e injustamente atacado por armas letais ou com propaganda ideológica ao longo de sua história. Ver com os próprios olhos as proezas tecnológicas, a destacada inovação e a cultura de tolerância exercida por um povo que, ao mesmo tempo, mantém intactas suas tradições através de uma parcela relevante da sua composição, traduziu-se em claro exemplo de que é possível ligar de forma sadia o presente ao passado, sem perder de vista o futuro. Espero poder continuar contribuindo com a defesa do Estado de Israel e a comunidade judaica no Brasil e no mundo. A chance de visitar a única democracia do Oriente Médio e constatar ainda melhor aquilo que já defendia antes de ter pisado na Terra Santa, conferiu-me ainda mais instrumentos profissionais, políticos e intelectuais para fazê-lo após meu retorno. Agradeço imensamente às entidades por esta verdadeira experiência de vida, de compartilhamento de informações com especialistas de alto nível e de convivência com colegas parlamentares igualmente interessados no tema. Coloco-me à inteira disposição para futuros esforços conjuntos, na defesa dos valores e ideais que nos unem”.
O deputado Pedro Paulo Carvalho Teixeira enviou a seguinte mensagem: “Em primeiro lugar, gostaria de agradecer aos patrocinadores, organizadores: AJC, a Confederação Israelita do Brasil, em especial, a generosidade e altruísmo do Cláudio Lottenberg. A Confederação Israelita de São Paulo, ao Ricardo Berkiensztat, alto astral, jeitoso e profundo. Ao Daniel Bialski, que como advogado, nos fez sentir protegido em todos os instantes. Sábio, justo e cheio de empatia. A incansável, simpática e delicada francesa Muriel. Ao Haim, que sujeito maravilhoso, imparável, multifunção, com coração e conhecimento. Não tinha, até hoje, a oportunidade de conhecer de verdade Israel. Apenas a dos livros, dos jornais, nos filmes, nas aulas, e nas histórias dos amigos e daqueles nem tanto. Posso dizer que nada se compara em ver a realidade de perto. Nessa semana intensa vi de fato as suas dores, suas angústias e um povo que não para um segundo de lutar. Compreender esse universo desde a essa perspectiva foi uma experiência e um aprendizado único e que jamais esquecerei. Mas talvez a maior mudança depois desses momentos, de cada palavra que ouvi de seu povo, e daquilo que vi, é sem dúvida a responsabilidade que levarei comigo no apoio a sua luta pelo respeito a sua religião, sua cultura, sua gente e a esperança de paz. A minha ação política, pública e privada não permitirá, com ainda mais vigor, qualquer vírgula que signifique intolerância e desrespeito com seus os valores religiosos e seculares. A luta pela paz, contra o ódio, o extremismo, é de todos nós. Em todos os espaços possíveis. Gosto muito de uma frase que disse Ben-Gurion: ‘Qualquer pessoa que acredita que você não pode mudar a história, nunca tentou escrever suas memórias’. Shalom alechem!”
Para o senador Fabiano Contarato “foram dias de grandes aprendizados e de importante crescimento humano”. “Aproveito para reforçar sobre uma virtude que é a essência de um mundo democrático e de paz: o respeito. É por ele que vamos conquistar direitos e viver em harmonia. É o respeito que nos coloca no lugar do outro, que nos garante empatia e que nos faz amar o próximo. E é por ele que, mesmo nas diferenças, sejam políticas ou ideológicas, conquistamos a paz diariamente”.
O deputado Kim Kataguiri destacou: “Quero agradecer à CONIB e à Fisesp pela oportunidade de conhecer o maravilhoso e sagrado Estado de Israel. Conhecer a angústia do povo judeu de perto me fez sentir ainda mais empatia e admiração pelos israelenses. Apesar de todos os ataques terroristas, a intolerância, o preconceito e as constantes ameaças, Israel é um exemplo de democracia, alegria, acolhimento, tolerância e respeito aos direitos humanos. Vivendo o pior sentimento --o do terror-- o povo foi capaz de construir uma nação próspera, feliz e livre”.
A deputada Adriana Ventura comentou: “Foi uma enorme alegria poder participar desta viagem. Uma imersão muito rica em todos os aspectos possíveis: político, cultural, religioso e humano! Espero retornar em breve. Muito obrigada!”.
A deputada Luisa Canziani pontuou: “Posso afirmar que sou uma pessoa antes e outra pessoa depois de conhecer Israel. Percorrer esse lugar tão sagrado, que emana espiritualidade e cultura, e conhecer seu povo, seus valores, suas angústias e seus sonhos me fez um ser humano e uma parlamentar melhor. Israel é sinônimo de desenvolvimento, inovação, empoderamento feminino e, sobretudo, é sinônimo de resiliência. Resiliência de um povo que não foge à luta por dias mais prósperos para todos. Agradeço ao Project AJC , CONIB e Fisesp por essa oportunidade. Espero que através de minha atuação possamos cada vez mais estreitar os laços entre Brasil e Israel, compartilhando experiências, talentos e, principalmente, os valores democráticos presentes em nossas nações”.
Renata Abreu declarou: “Quero expressar o quanto foi maravilhosa a minha experiência em Israel e agradecer desde já todos os organizadores. Desde o momento em que pisamos no país, fomos recebidos de braços abertos por um povo acolhedor e uma cultura rica em história. Tivemos a oportunidade única de visitar e explorar os locais mais emblemáticos de Israel. Cada momento foi repleto de aprendizado e encantamento. Além das belezas naturais e históricas, tivemos a oportunidade de mergulhar na cultura local. Conhecemos pessoas incríveis, que compartilharam conosco suas histórias e tradições. Agradeço de coração a todos vocês, organizadores, por tornarem possível essa incrível viagem. Vocês não apenas nos proporcionaram momentos únicos, como também nos abriram portas para um mundo de conhecimento e aprendizado. Serei eternamente grata por essa oportunidade!”.
Orlando Silva pontuou: “A missão a Israel foi uma experiência extraordinária. Pude conhecer melhor a história, a cultura, a economia e a política do país. Confio e trabalharei para o aprofundamento das relações entre Brasil e Israel, experiência que produzirá bons frutos para os dois países. Agradeço muito às entidades por nos dar a oportunidade de viver uma viagem perfeita em cada detalhe”.
Tabata Amaral: “A missão internacional à Israel com a CONIB foi uma oportunidade única de aprender mais sobre o país, que está localizado em uma região em que muitas histórias se sobrepõem e infelizmente com muitos conflitos, mas que tem muito a nos ensinar sobre a resiliência do seu povo. As visitas ao Memorial do Holocausto, Knesset e à Suprema Corte de Israel foram essenciais para entender mais sobre a política, história e economia israelense. Aprendi muito durante a missão e retornei com muito mais bagagem sobre Israel, um país que compartilha importantes valores democráticos com o meu Brasil, e, tenho certeza que poderemos ampliar ainda mais essa parceria no futuro. Também, como Cristã, poder entender mais sobre como as principais religiões do mundo se encontram e aprender mais sobre o berço do cristianismo foi muito especialmente importante para mim; foi um momento de me reconectar com a minha fé”.