27.06.24 | Brasil
Amazonas adere à definição de antissemitismo da IHRA
O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou, na tarde de sexta-feira (21), o Termo de Adesão à Definição de Antissemitismo da Aliança Internacional para Memória do Holocausto (IHRA), tornando o estado o sexto do País a aderir à iniciativa. Com o documento, o Amazonas fica autorizado, capacitado e orientado a usar a Definição de Trabalho de Antissemitismo como recurso educacional para abordar e prevenir ações relacionadas a preconceitos motivados por antissemitismo.
A adesão foi assinada em cerimônia que contou com a presença do embaixador israelense, Daniel Zonshine, do Cônsul Honorário de Israel para os Estados do Amazonas, Roraima e Rondônia, Jaime Benchimol, e de representantes da comunidade judaica. No encontro, foi assinado também um acordo de cooperação técnica visando a criação de grupos de trabalho para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas.
“Parcerias como essas são importantes para Israel e para o Amazonas. Podem nos ajudar a resolver problemas históricos da nossa região, como garantir água potável e energia elétrica a quem precisa”, disse o governador, de acordo com o site AM1.
O Amazonas é o sexto estado brasileiro a aderir à definição de antissemitismo da IHRA. Outros estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Roraima e Rondônia - já aderiram ao documento.
A definição de antissemitismo da IHRA é um marco importante na luta contra o ódio e a discriminação. Ela reconhece e condena manifestações de preconceito e hostilidade direcionadas aos judeus, bem como a negação do Holocausto. A adesão de Rondônia a essa definição reforça o compromisso do estado em promover a tolerância, a diversidade e o respeito mútuo.