CONIB lamenta a morte do ministro do STJ Waldemar Zveiter - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Arquivo Pessoal

08.08.24 | Brasil

CONIB lamenta a morte do ministro do STJ Waldemar Zveiter

A CONIB lamenta a morte do ministro aposentado do STJ Waldemar Zveiter, aos 92 anos. Waldemar Zveiter deu grande contribuição ao Direito e ao Judiciário.

Zveiter foi presidente da seccional Rio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), desembargador do Tribunal de Justiça (TJ-RJ) e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O magistrado é pai do desembargador Luiz Zveiter, atual decano do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e presidente da Corte no biênio 2009-2010. Em outubro do ano passado, o plenário do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Rio passou a ter o nome do ministro Waldemar Zveiter.

Nascido em Brazópolis (MG), Waldemar Zveiter formou-se na Faculdade de Direito de Niterói, em 1957. Ele atuou como procurador-geral da Prefeitura de Niterói, em 1965. O jurista também presidiu a OAB-RJ de 1973 a 1976.

Waldermar foi nomeado desembargador do TJRJ em 1983. Ele presidiu a 7ª Câmara Cível da Corte de 1985 a 1989, quando tomou posse como ministro do STJ. Atuou no Tribunal da Cidadania até 2001, quando se aposentou. Depois, integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) na classe jurista. Ele ficou no cargo por dois mandatos, no início da década de 1980.

Em 2022, a OAB do Rio inaugurou uma biblioteca jurídica com o nome de Waldemar Zveiter. O espaço conta com mais de 6,5 mil livros doados por Waldemar Zveiter.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação