08.08.24 | Mundo
Presidente Isaac Herzog envia mensagem às comunidades judaicas
O presidente israelense, Isaac Herzog, enviou mensagem nesta quarta-feira (7) às comunidades judaicas ao redor do mundo, no momento em que Israel enfrenta a ameaça de um ataque iminente por parte do Irã e seus aliados terroristas na região: o Hamas e o Hezbollah. Assista ao vídeo: https://youtu.be/HfRnCTIkvFo?si=R6-XjE7hQF6TiRk5
Diz a mensagem:
“Queridos irmãos e irmãs judeus de todo o mundo, estes são momentos difíceis para o Estado de Israel e o povo judeu. Nestes dias, marcamos 10 meses desde o massacre brutal de 7 de outubro. Ele coincide com outro momento terrível, o quinto aniversário de Ariel Bibas, o garotinho ruivo do Kibutz Nir Oz que foi sequestrado de sua casa por terroristas do Hamas naquele dia sombrio, junto com sua mãe, Shiri, seu pai, Yarden, e seu irmãozinho, Kfir. Ao mesmo tempo, nossos inimigos, envenenados pelo ódio, cegos pelo radicalismo e antissemitismo, juraram nos atacar novamente. Todos nós sentimos a tensão, a ansiedade e a vulnerabilidade desse momento atual. Esses sentimentos são normais. Mas, meus amigos, fiquem tranquilos. Quero deixar claro que temos a capacidade de confrontar nossos inimigos e derrotá-los.
O Estado de Israel é abençoado com muitos recursos, principalmente recursos humanos incríveis. Temos um exército, força aérea, serviços de inteligência excelentes e altamente motivados, entre outros. Temos sistemas avançados de defesa aérea. Temos alianças fortes e duradouras que estão comprometidas em proteger não apenas Israel, mas a ordem mundial baseada em regras pela qual lutamos, e somos muito gratos a eles — especialmente ao nosso aliado e amigo mais próximo, os Estados Unidos da América, que lideram a coalizão defendendo ativamente os valores da vida e da liberdade. Mas, além de tudo isso, carregamos outro recurso muito precioso, a notável resiliência do nosso povo. Uma resiliência que está enraizada no profundo senso de conexão que compartilhamos ao longo dos tempos. É o que nos permitiu levantar e reconstruir mesmo após as piores tragédias, e é nisso que nos apoiamos agora. Quero dizer às nossas irmãs e irmãos em todos os lugares que a nossa conexão e do nosso cuidado é grande e ampla. Nós em Israel também sentimos a ansiedade, preocupações e vulnerabilidades das comunidades judaicas ao redor do mundo. E assim como vocês nos carregam em seus corações, nós também os carregamos em nossos corações.
Caros amigos, Am Israel Chai!”
(Gabinete do Presidente)