08.08.24 | Judaicas
IV Semana de Cultura e Pensamento Judaicos do RN reúne especialistas e líderes da comunidade judaica em evento online em Natal
Com o apoio da CONIB e de outras instituições, a IV Semana de Cultura e Pensamento Judaicos do RN, organizada pelo Centro Israelita do Rio Grande do Norte (CIRN) e a Sinagoga Braz Palatinik, reuniu nesta semana, em evento online, especialistas e líderes da comunidade judaica para falar sobre temas relacionados ao judaísmo e à saga dos judeus no Brasil e em outras partes do mundo.
O presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, falou na abertura do evento e o diretor da instituição, Sergio Napchan, deu palestra sobre a perspectiva do judaísmo humanista e o diálogo sobre os desafios e temas contemporâneos que os judeus atravessam nos tempos atuais.
Flavio Hebron falou sobre o tema “Natal a nova Jerusalém uma comunidade em três tempos”. Ele abordou as origens ucraniano-palestinas da primeira comunidade judaica de Natal e como ela contribuiu para o desenvolvimento econômico, arquitetônico e social de Natal. Num segundo momento, falou sobre a origem da comunidade anussita e a chegada ao Brasil de famílias judias, que contribuíram para a construção de novos caminhos na região. Abordou também a regularização religiosa dos Anussim através de Guiur conduzido pelo Conselho Rabínico Reformista do Brasil com o apoio do CIRN e da CONIB e através da ação do CIRN e da comunidade judaica potiguar a UJR.
Gabriel Lula falou sobre o Tanakh e as “opressões que o povo judeu sofreu ao longo da história, por vezes institucionalizadas, por diferentes povos e governos, e em diferentes épocas: no Egito Antigo, na Babilônia, depois pelos gregos e romanos e, no último século, na Rússia e na Alemanha Nazista”. Citou também a Santa Inquisição, o Tribunal de Santo Ofício instituído nos reinos católicos de Portugal e Espanha que culminou com uma evasão da população judaica da Península Ibérica para outros lugares, como Itália, Grécia, Marrocos e o Brasil, no início de sua colonização. Citou algumas dessas famílias marranas que chegaram ao norte e nordeste do Brasil, como Branca Dias e Brites Mendes.
Marcos Gandelsman dissertou sobre o papel da mulher na sociedade judaica, citando trechos da Torá.
O professor Jader Tachlitsky completou as abordagens desta quarta-feira (7) falando sobre a educação infanto-juvenil sob o olhar reformista.
Nesta quinta (8) haverá evento presencial no Hotel Praiamar Express às 19:30, com palestra de David Britva Beraha.
O evento termina no sábado (10), com palestra online, às 19:30h, de Lior, do Shomer Brasil.