09.10.24 | Brasil
Federações de estados brasileiros homenageiam as vítimas e pedem a libertação dos reféns
Federações israelitas de estados brasileiros, filiadas à CONIB, marcaram o primeiro aniversário do 7 de outubro com uma série de eventos em homenagem às vítimas dos ataques do Hamas a Israel e pela libertação dos reféns mantidos em Gaza.
A Associação Cultural Israelita de Brasília (Acib) reuniu 140 pessoas em ato realizado em parceria com a WIZO Brasília, HaShomer HaTzair-Brasília e com a Embaixada de Israel. Inbal Zach, israelense que perdeu 3 parentes nos atentados e teve 7 de seus familiares sequestrados, deu emocionante depoimento. Na ocasião também foi apresentado um vídeo do HaShomer HaTzair Mundial abordando o aumento do antissemitismo pós-atentado e as perspectivas para o futuro. Houve uma homenagem especial às vítimas dos ataques, aos soldados e aos reféns e quatro velas foram acesas. As homenagens se estenderam à área externa da sinagoga com a apresentação de banners alusivos aos reféns e um QRCode que remetia ao texto referente à data.
A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) reuniu cerca de 700 pessoas na Sinagoga da União Israelita. A Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj); o Centro Israelita do Rio Grande do Norte; a Sinagoga Isaac Bennesby, de Rondônia; o Comitê Israelita do Amapá; a Sociedade Israelita da Bahia e a Sociedade Israelita do Ceará também realizaram eventos em suas sedes, mobilizando as comunidades em torno das homenagens às vítimas do 7/10.
Nas fotos abaixo os eventos em Brasília, Ceará, Paraná, RG do Sul, RG do Norte e Bahia.