31.10.24 | Brasil
Porto Alegre adere à definição de antissemitismo da IHRA
O município de Porto Alegre aderiu à definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA), por iniciativa da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), com a colaboração do StandWithUs Brasil.
A solenidade de adesão, realizada no último dia 23 de outubro, contou com a presença de Marcio Chachamovich, presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), Daniela Raad, vice-presidente da FIRS, Carlo Stifelman, diretor da FIRS, Ricardo Russowsky, conselheiro da FIRS, Augusto Lerner, coordenador de Relações Universitárias da StandWithUs Brasil, Ricardo Gomes, prefeito em exercício de Porto Alegre, e Ricardo Sondermann, Cônsul-Honorário do Reino Unido.
Marcio Chachamovich ressaltou a relevância histórica do momento para a comunidade judaica e a sociedade em geral. "É um gesto que reforça o compromisso da cidade de Porto Alegre com a proteção dos direitos humanos e a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Este decreto nos ajuda a combater o antissemitismo em todas as suas formas, contribuindo para um ambiente de respeito e dignidade", destacou o presidente da FIRS.
A partir de agora, a capital gaúcha se une a outras unidades da federação que já adotaram o referencial da IHRA, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Roraima, Rondônia, Amazonas, Distrito Federal, Santa Catarina e Mato Grosso.