14.11.24 | Mundo
França reforça segurança em Paris antes de partida de futebol com seleção israelense
As autoridades francesas deslocaram uma força de 2.500 policiais para o Stade de France, na periferia norte de Paris, que irão se somar a outros 1.500 que cuidarão do transporte público na cidade para garantir a segurança na partida de futebol desta quinta-feira (14) entre a seleção nacional e a de Israel. O objetivo é evitar atos antissemitas, como os que atacaram os torcedores israelenses em Amsterdã na semana passada, segundo noticiou a Agência France Presse.
“Os espectadores que formam este jogo terão segurança completa”, disse Laurent Nuñez, chefe de polícia da região de Paris. "Não toleraremos quaisquer perturbações, quaisquer incidentes."
O próprio presidente, Emmanuel Macron, confirmou a presença no estádio em demonstração de apoio ao povo judeu após ataques em Amsterdã.
A decisão de realizar a partida França x Israel com a presença de torcedores e não a portas fechadas foi tomada por Bruno Retailleau, ministro do Interior, e aprovada pelo primeiro-ministro Michel Barnier.
A partida será um grande teste para a França, que abrigou as maiores comunidades judaicas e muçulmanas da Europa e onde os conflitos no Oriente Médio historicamente reverberaram na forma de protestos e aumento de incidentes antissemitas.