14.11.24 | Brasil
Fisesp recebe jornalista israelense e diretor da Emunah para conversa sobre Mídia, Saúde Mental e Superação
No dia 6 de novembro, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) recebeu a jornalista israelense Orel Nissan e o diretor da Emunah, Shlomo Kessel, para uma conversa inspiradora sobre mídia, saúde mental e superação. O evento também contou com a participação de Miri Wajsblat, presidente da Emunah no Brasil.
Orel, jornalista do Canal 12 de Israel, superou uma infância difícil com o apoio do Centro Infantil Emunah em Afula e, hoje, atua como jornalista, fotógrafa e palestrante. Criada em extrema pobreza como uma das dez crianças de uma família com pais desempregados, ela compartilhou sua trajetória de superação graças ao acolhimento da Emunah. Enfrentando abusos e a falta de apoio em casa, onde frequentemente ouvia da mãe que seria um fracasso, Orel encontrou no centro infantil da Emunah uma estrutura que a ajudou a desenvolver seu potencial.
“Aprendi que tinha talentos e que poderia ter sucesso, mas era minha responsabilidade fazer isso acontecer”, disse ela. Hoje, a Emunah, com seus 125 centros de acolhimento em Israel, impacta milhares de crianças, ajudando-as a construir histórias de superação como a de Orel.
Shlomo Kessel, Diretor Internacional de Filantropia da Emunah, com mais de 40 anos de experiência transformando vidas como educador e terapeuta, compartilhou detalhes sobre o trabalho da organização. Há quase 75 anos, a Emunah oferece cuidados terapêuticos e apoio a crianças vulneráveis em Israel, ajudando-as a superar traumas e construir bases para um futuro mais promissor.
“A Emunah, que celebrou 90 anos em 2024, adaptou-se ao longo do tempo para atender a necessidades cada vez mais complexas de saúde mental. Antes, os desafios das famílias eram em grande parte financeiros e menos impactantes para o bem-estar infantil; hoje, muitos enfrentam graves problemas emocionais e psiquiátricos. Para responder a essa realidade, a Emunah expandiu seu trabalho, oferecendo alternativas à hospitalização psiquiátrica infantil e estabelecendo 13 centros de aconselhamento de trauma em todo o país, incluindo um grande centro em Sderot que realiza 1.000 horas de terapia mensalmente. Em situações emergenciais, como o deslocamento de famílias do sul e norte de Israel para hotéis, a Emunah também implantou assistentes sociais e terapeutas para apoiar as crianças e evitar situações de risco, demonstrando sua capacidade de adaptação às novas necessidades”, destacou ele.
"Quero agradecer a todos que vieram e tiveram o privilégio de ouvir essa apresentação maravilhosa. Estou começando a conhecer essa instituição agora, e já vejo o trabalho incrível que realizam", declarou a vice-presidente da Fisesp e diretora do Grupo ELF, Miriam Vasserman.
O evento, resultado de uma parceria entre ELF/FISESP, Emunah e StandWithUs, foi moderado por Deborah Sutton Chammah, gerente de educação da StandWithUs Brasil, e faz parte do movimento Walk4Emunah, uma caminhada que ocorrerá no dia 10 de novembro. O objetivo é apoiar os centros terapêuticos da Emunah em Israel.