21.11.24 | Mundo
EUA alertam Turquia sobre acolhimento de líderes do Hamas
O porta-voz do Departamento de Estado americano, Matthew Miller, disse que aliados e parceiros dos EUA não devem abrigar integrantes do grupo terrorista Hamas. Miller respondeu dessa forma ao ser questionado sobre os relatos de que líderes do Hamas teriam deixado o Catar com destino Ancara, a capital turca. O deslocamento teria ocorrido depois que o Catar suspendeu a mediação que mantinha sobre um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza e expulsou os líderes do grupo terrorista do país, segundo noticiou o site Poder 360.
O porta-voz não confirmou os relatos. Disse que a Casa Branca irá se posicionar junto à Turquia quando tiver uma confirmação. Segundo Miller, alguns líderes do Hamas estão sob indiciamento nos EUA e, portanto, devem ser entregues ao país. “Não acreditamos que os líderes de uma organização terrorista cruel devam viver confortavelmente em qualquer lugar, e isso certamente inclui uma grande cidade de um dos nossos principais aliados e parceiros”, destacou.
No último dia 9, o Catar anunciou a sua decisão de parar de mediar um cessar-fogo em Gaza e um acordo para a libertação dos reféns. O país alegou falta de disposição das partes para um acordo.