28.11.24 | Mundo
Rabino morto em aparente ataque antissemita nos Emirados Árabes é enterrado em Israel
O rabino Zvi Kogan foi enterrado nesta segunda-feira no Monte das Oliveiras, em Israel, em cerimônia que reuniu centenas de pessoas. Zvi Kogan, de 28 anos, foi encontrado morto no último sábado pelos serviços de segurança dos Emirados Árabes Unidos, em episódio que as autoridades israelenses e o movimento hassídico Chabad-Lubavitch, do qual ele era filiado, chamaram de ataque antissemita, segundo noticiou o site Times of Israel.
“O mundo inteiro está abalado com esse crime; eles nos odeiam em todo o mundo porque somos judeus”, disse o rabino-chefe sefaradita David Yosef no enterro.
As autoridades dos Emirados informaram que três suspeitos foram detidos no domingo. São eles Olimboy Tohirovich, 28, Makhmudjon Abdurakhim, 28, e Azizbek Kamilovich, 33, todos do Uzbequistão. As autoridades não revelaram a motivação do crime.
A morte de Kogan foi um golpe para a pequena comunidade judaica e israelense nos Emirados Árabes Unidos, país de maioria muçulmana que tem mantido uma posição neutra desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.
Sob a mediação dos EUA, os Emirados Árabes Unidos assinaram um acordo de paz com Israel em 2020, como parte dos Acordos de Abraão.