05.12.24 | Mundo
Exército de Israel confirma a morte de soldado israelense-americano por terroristas do Hamas
O Exército israelense confirmou nesta segunda-feira (2) a morte do soldado israelense-americano Omer Maxim Neutra, de 21 anos. De acordo com a informação, Neutra foi um dos mais de 1.200 mortos nos ataques do grupo terrorista Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023. O seu corpo foi levado para a Faixa de Gaza e, até então, acreditava-se que o jovem estivesse vivo e mantido em cativeiro junto com outros reféns.
Nascido e criado em Nova York, Neutra alistou-se nas Forças Armadas israelenses em 2020 após passar um ano no país e adiar sua matrícula na Universidade de Binghamton, segundo noticiou a imprensa israelense. Ele servia como comandante de um pelotão de tanques no 77º batalhão do Exército israelense perto de Gaza.
O sequestro de Neutra foi mostrado em imagens divulgadas pelo Hamas em 7 de outubro. Segundo uma investigação inicial do Corpo Blindado, o sistema de defesa ativa do tanque do soldado não estava operacional no momento em que foi atingido por cinco mísseis antitanque. Segundo autoridades israelenses, a morte de Neutra foi determinada “com base em dados de inteligência” e após “uma análise de todas as evidências”.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu enviou condolências à família de Neutra e prometeu que seu corpo será levado de volta a Israel para sepultamento, segundo noticiou o site Times of Israel.
Ele acrescentou que Israel “não descansará nem ficará em silêncio até trazermos (Neutra) de volta para casa para um enterro judaico, e continuaremos a agir de forma resoluta e incansável até trazermos de volta todos os nossos reféns”.