Antigos cemitérios judaicos no Pará estão em processo de tombamento - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.

Cemitério Israelita de Cametá

@judaismoaocentro

02.01.25 | Judaicas

Antigos cemitérios judaicos no Pará estão em processo de tombamento

Por iniciativa do Centro Israelita do Pará, dois antigos cemitérios judaicos, localizados nos municípios de Cametá e Itaituba, estão em processo de tombamento.

Cametá, no noroeste do Pará, teve processos de imigração judaica em duas fases: de cristãos novos, no século 17, e de judeus marroquinos, no século 18.

Estes imigrantes estiveram envolvidos com a produção de cacau e a comercialização de produtos amazônicos para os mercados interno e externo. Com o tempo, boa parte migrou para a capital Belém. 

Já o pequeno cemitério de Itaituba ocupa uma ala especial do cemitério público e guarda lápides a partir de 1880, coincidindo com o espalhamento de negociantes judeus pelo interior da Amazônia, no auge do Ciclo da Borracha.

Ao lado do Comitê Israelita do Amazonas e de prefeituras da região, o Centro Israelita do Pará atua para a preservação desses campos santos de forma a resguardar a presença histórica de pequenas comunidades judaicas no Norte do Brasil.

Fonte: Judaísmo ao Centro


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação