04.02.25 | Brasil

Stop Hate Brasil identifica mais duas bandas neonazistas no RS

A organização não-governamental Stop Hate Brasil identificou mais duas bandas gaúchas acusadas de propagar discursos nazistas por meio de suas músicas em plataformas digitais, de acordo com matéria no jornal Zero Hora. A ONG já havia identificado quatro bandas do Rio Grande do Sul: Devilgasm, Zurzir, T.O.S.T War e Spellbound, que recorrem ao gênero black metal ou heavy metal para propagar ideologia do nacional socialismo nazista, práticas de antissemitismo e misoginia e manifestações supremacistas. T.O.S.T War aparece localizada em Porto Alegre, e Spellbound, em Cachoeirinha. As outras duas não tiveram identificadas as cidades em que atuam.

Um relatório da Stop Hate Brasil apontou o crescimento do número de bandas neonazistas no Brasil. Há 15 anos, segundo a ONG, havia 45 grupos, mas atualmente, existem 125 em vários Estados, a maioria em São Paulo (45), Paraná (11) e Rio de Janeiro (7).

O relatório revela ainda que as bandas estão em plataformas musicais e costumam promover festas clandestinas. Elas participam ainda de um canal terrorista no Telegram, chamado de Terrorgram, que reúne principalmente supremacistas brancos que buscam recrutar jovens para ações extremistas.

O deputado estadual Leonel Radde (PT) prometeu atuar para aprofundar a investigação. O gabinete conta com um canal de denúncias chamado internamente de "Bastardos Inglórios". Segundo o parlamentar, em parceria com a Polícia Civil, desde o início do mandato, em 2021, foram identificados 60 neonazistas, com cancelamentos de shows e festivais, prisões e apreensões.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação