17.08.22 | Brasil
CONIB recebe a visita de representantes do Ministério Público para dar seguimento a acordo de combate ao discurso de ódio
A Confederação Israelita do Brasil recebeu na segunda-feira (15), na sede da instituição, a visita de integrantes do Ministério Público para dar seguimento ao acordo de cooperação técnica assinado entre a CONIB e o Conselho Nacional do Ministério Público, visando medidas preventivas e repressivas de combate ao discurso de ódio.
O acordo também prevê o esclarecimento sobre o conceito de discurso de ódio e as formas de identificá-lo por meio de material didático oriundo de profunda pesquisa já realizada.
Um comitê de trabalho, híbrido, foi formado com representantes da CONIB e do Conselho Nacional do Ministério Público com o objetivo de dar andamento aos aspectos previstos no acordo.
Entre as várias metas estabelecidas, há questões prioritárias, como a indicação de ‘embaixadores’ dentro dos Ministérios Públicos regionais, a difusão desse acordo junto ao Procuradores Gerais, a inserção de material educativo em portais já existentes e a capacitação específica para interessados em se aprofundar no tema.
Participaram da reunião os doutores: Carlos Vinícius Alves Ribeiro, Natalia Brígida Gomes Bezerra, Juliana Nunes Félix e Paulo Afonso de Amorim Filho por parte do Ministério Público. Pela CONIB, estiveram presentes: Octávio Aronis, Rony Vainzof, Ruth Goldberg e Sergio Napchan.