26.08.22 | Brasil
CONIB participa da posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura no STJ, em Brasília
O vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Daniel Leon Bialski, o presidente do Conselho Consultivo e o secretário-geral da instituição, Fernando Lottenberg e Julio Kahan Mandel, respectivamente, representaram a CONIB nesta quinta-feira (25), em Brasília, na cerimônia de posse da ministra Maria Thereza de Assis Moura como a 20ª presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela é a segunda mulher a presidir a Corte após Laurita Vaz de 2016 a 2018. O ministro Og Fernandes assumiu a vice-presidência e os dois conduzirão o Tribunal e o Conselho da Justiça Federal (CJF) por dois anos, em substituição aos ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, respectivamente.
Participaram da solenidade o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), além dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, André Mendonça e Kassio Nunes Marques.
Em seu discurso de posse, a magistrada defendeu um Judiciário forte como elemento essencial para a existência do Estado Democrático de Direito e ressaltou ainda a importância da independência, transparência e diálogo entre as instituições públicas. Também defendeu que o juiz exerça seu papel com ética e humanismo, já que sua função serve de ponte entre o Direito e a sociedade, protegendo a Constituição e a democracia.