23.09.22 | Conib em ação
Perguntas e respostas: Eleições 2022 e a Comunidade Judaica brasileira
Cinco perguntas e respostas: eleições 2022 e a comunidade judaica brasileira.
- PERGUNTA - A comunidade judaica brasileira apoia algum candidato?
RESPOSTA – Não. A comunidade judaica brasileira é plural e as posições de indivíduos e de grupos não representam o todo e não devem ser confundidas com apoio oficial. No começo do ano, a CONIB divulgou um manifesto, assinado também por todas as federações estaduais, no qual aprofunda essa visão:
- PERGUNTA – Como se explica a presença de bandeiras de Israel em atos partidários no Brasil?
RESPOSTA – Apesar das suas ligações religiosas, afetivas e culturais com Israel, a comunidade judaica brasileira não vive, não vota e não participa da vida cotidiana daquele país, que tem seus governos e parlamentos eleitos democraticamente por seus cidadãos. Qualquer brasileiro, judeu ou não, é livre para empunhar a bandeira de um país, de um clube de futebol ou de uma agremiação com a qual simpatiza, mas isso não significa que esse país ou instituição esteja ali oficialmente representado. Da mesma forma, não existe qualquer proibição legal no Brasil para esse tipo de manifestação.
- PERGUNTA: Qual a diferença entre judeu e israelense?
RESPOSTA: Israelense é um cidadão de Israel, país soberano, reconhecido pela ONU em 1948. Há israelenses judeus, cristãos, muçulmanos e praticantes de outras fés e religiões.
Judeu é aquele que nasceu de uma mãe judia ou que escolheu fazer parte do judaísmo, por intermédio de processos de inclusão.
- PERGUNTA: Qual o papel da Confederação Israelita do Brasil?
RESPOSTA: Fundada em 1948, a CONIB é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira, respeitando sempre a autonomia das suas federações, entidades judaicas e indivíduos pertencentes à comunidade judaica, que é plural na sua essência. É uma associação sem fins lucrativos e atua amparada por princípios como defesa da paz, da democracia, do diálogo inter-religioso e do combate à intolerância, às tentativas de deslegitimação do Estado de Israel, à banalização do Holocausto, ao antissemitismo e a quaisquer formas de discriminação religiosa, étnica, nacional ou ideológica, sempre balizada pelos preceitos democráticos.
- A CONIB só se ocupa com temas judaicos?
A Confederação Israelita do Brasil, suas federadas e entidades estão plenamente inseridas na sociedade brasileira, liderando e participando de iniciativas voltadas ao terceiro setor - campanhas do agasalho, doações de alimentos, manutenção de equipamentos culturais abertos ao público, projetos sociais em várias cidades do Brasil nas áreas da educação, saúde, atendimento à infância, segurança alimentar, amparo aos idosos, entre outras. Há também iniciativas pessoais de integrantes da comunidade judaica, atuantes no trabalho voluntário e no apoio a causas de interesse amplo da sociedade.