20.03.23 | Brasil

OAB-DF se diz preocupada com o aumento de denúncias de antissemitismo em Brasília

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) divulgou nota afirmando que tem acompanhado, com extrema preocupação, o aumento das denúncias locais de antissemitismo. A nota da OAB cita o estudo lançado pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB), que afirma que o Distrito Federal foi, no ano de 2022, o quarto estado da Federação com maior número de denúncias dessa natureza, o que é inaceitável, diz a instituição, diante do fato de que a capital federal, sede das missões diplomáticas e de boa parte das missões consulares, e uma das capitais com melhor índice educacional do país, deveria ser o espelho da tolerância entre povos, civilizações, culturas, religiões, grupos étnicos e identitários. Essa preocupação é fundamentada também na pesquisa da Profa. Dra. Adriana Dias (UNICAMP) que aponta que, nos últimos anos, as células neonazistas ativas no Brasil cresceram em cerca de cerca de 300%.

Na nota, a OAB também elogiou iniciativas como as do Deputado Distrital Fábio Félix, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Ministério Público Federal (MPF). Na quinta-feira, o Deputado Fábio Félix apresentou representação à Polícia Civil do Distrito Federal e ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios no intuito de cancelar a apresentação da banda norueguesa de Black Metal Mayhem, com notório histórico de apologia ao neonazismo, homofobia, racismo, antissemitismo e intolerância religiosa. Na sexta-feira, o MPDFT e o MPF recomendaram a revogação da licença ou alvará referente ao show da banda Mayhem, o descadastramento e a tomada de providências necessárias para que o evento não aconteça, além da interrupção da divulgação e da venda de ingressos.

A CONIB lançou, em parceria com a Fisesp e o Departamento de Segurança Comunitária (DSC), na quarta (8), no clube A Hebraica de São Paulo, o seu primeiro Relatório de Antissemitismo no Brasil. A ideia veio da necessidade de se ter dados consolidados e confiáveis e que busquem dimensionar o antissemitismo no Brasil e permitam analisar sua evolução e tendências, de modo a auxiliar na construção de políticas públicas de combate ao discurso de ódio e ao preconceito de modo geral e ao antissemitismo em particular.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação