CONIB participa do II Seminário Nacional Caminhos e Perspectivas para o Povo Negro no Brasil  - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: MDB Nacional

24.08.23 | Brasil

CONIB participa do II Seminário Nacional Caminhos e Perspectivas para o Povo Negro no Brasil

A CONIB participou de forma virtual nesta terça-feira (22) do II Seminário Nacional Caminhos e Perspectivas para o Povo Negro no Brasil, realizado em Brasília. Com o tema “Empoderamento Já”, o seminário contou, no primeiro dia de debates, com a presença do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, do deputado federal Alceu Moreira (MDB), a deputada distrital Doutora Jane, deputada federal Helena da Asatur, entre outros, e representantes governamentais e de diversas instituições do movimento negro, parlamentares e organizações da sociedade civil. Assista aqui.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Sergio Pinto Martins, abriu o evento de forma virtual, destacando que o Ministério do Trabalho tem a preocupação com a questão da equiparação salarial entre homens e mulheres que exercem as mesmas funções. “Está na nossa Constituição que não deve haver diferença entre gêneros, idade ou estado civil no trabalho”, pontuou.

Durante o seminário foi homenageado o professor Carlos Moura, primeiro presidente da Fundação Palmares, e houve um minuto de silencio em homenagem à líder quilombola Mãe Bernardete, assassinada há poucos dias na Bahia. 

Os líderes de movimentos negros protestaram contra o racismo e a violência policial contra a comunidade negra, principalmente, e reivindicaram igualdade de direitos e mais oportunidades de emprego para jovens negros. Citaram dados que mostram o grande número de jovens negros mortos em operações policiais, como exemplo do racismo no País, e reivindicaram um maior envolvimento dos partidos na luta em defesa da igualdade racial. 

Alexandre Navarro, vice-presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), também defendeu um maior envolvimento dos partidos políticos na luta pela igualdade racial e contra o preconceito e a discriminação. 

Ao final, foi lida uma referência à CONIB pela sua atuação em defesa dos direitos humanos e contra todas as formas de discriminação e preconceito. A CONIB, como representante da comunidade judaica brasileira, tem atuado em esferas estaduais e federal em defesa dos direitos humanos e contra o antissemitismo, discurso de ódio, racismo e preconceito.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação