11.09.23 | Conib em ação
A convite da CONIB, Fisesp e Project Interchange, grupo de parlamentares vai a Israel conhecer de perto a pluralidade e desafios do país
Uma comitiva formada por parlamentares de diferentes partidos participou de seminário em Israel promovido pela Confederação Israelita do Brasil - CONIB, Federação Israelita do Estado de S.Paulo - Fisesp e Project Interchange do American Jewish Committee. O seminário teve início no dia 3 de setembro e se estendeu até o dia 8.
O presidente da CONIB, Claudio Lottenberg e o vice-presidente, Daniel Leon Bialski, acompanharam o grupo de parlamentares representando diferentes partidos políticos, junto com o presidente executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat e a representante do AJC Brasil, Muriel Asseraf.
“A ideia deste programa é aproximar ainda mais os dois países, duas importantes democracias. Tenho certeza que os integrantes deste grupo terão uma visão muito mais consistente a respeito daquilo que envolve um traçado histórico, um perfil de legitimidade e um contexto de uma sociedade democrática que deseja lutar e conquistar a paz.” afirmou o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg.
Para o vice-presidente, Daniel Bialski, “estar em Israel e, ainda, com pessoas tão influenciadoras da opinião pública, foi um grande desafio, porém, o programa era perfeito. Esse tipo de esforço deve ser permanente porque faz a diferença no Brasil. Estar em Eretz (Israel), com pessoas tão incríveis, mostrando-lhes a realidade do nosso povo, e o direito de existir e se defender é ainda mais gratificante”, concluiu.
Na opinião do presidente da Fisesp, Ricardo Berkiensztat, “viagens como esta são fundamentais para mostrar a complexidade de Israel e seus vizinhos.
O Projeto Interchange é uma imersão nas várias realidades de Israel e serve também para entrosar os parlamentares que participam da missão”.
O grupo contou com os deputados federais Adriana Ventura, Marcel van Hattem, Kim Kataguiri, Pedro Paulo, Renata Abreu, Luisa Canziani, Orlando Silva e Tábata Amaral, e com o senador Fabiano Contarato. Juntos, eles puderam conferir de perto aspectos, realidades e desafios da múltipla sociedade israelense.
Durante a estadia a comitiva se reuniu com o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, com Avital Leibovich, diretora do American Jewish Committee (AJC) sobre o tema Israel e seu Ambiente Estratégico, com o advogado Daniel Reisner, sobre cibersegurança e leis internacionais, e participaram de um debate com Moshe Sa’ada, Chefe da Sociedade de Amizade Israel-Brasil no Knesset, representando o Partido Likud (coligação), entre muitos outros encontros e palestras.
O grupo visitou, por exemplo uma empresa de dessalinização de águas, Sorek, onde viram como é feito todo o processo, a Organização de Pesquisa Agrícola, o Volcani Center, onde estiveram com o pesquisador senior Uri Yermiyahu, foi a Sderot, cidade localizada próxima à Faixa de Gaza. Lá se inteiraram da realidade israelense de viver junto à fronteira. Lá também puderam conversar com o militar chefe de segurança aposentado da região.
Os políticos também estiveram no parlamento israelense, o Knesset, onde conheceram a deputada Pnina Tamano Shata do partido National Unit, na Suprema Corte de Israel quando conversaram com o juiz Khaled Kaboub, o primeiro juiz muçulmano efetivo de Israel e na Mesquita Ahmadi, em Haifa. Também visitaram o Yad Vashem, centro mundial de lembrança do Holocausto e na parte antiga de Jerusalém, onde puderam se emocionar com locais sagrados como o Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações. além do no Hospital Rambam em Haifa, onde conheceram uma estrutura subterrânea preparada para receber mais de 1500 leitos em caso de guerra.