14.11.23 | Conib em ação
Marcelo Finger fala sobre IA para um público curioso e interessado
Inteligência Artificial e os Caminhos Possíveis foi o tema desenvolvido por Marcelo Finger na palestra endereçada a um público formado majoritariamente por profissionais ligados à área de comunicação. Finger é professor titular no Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), também é pesquisador no Centro de Inteligência Artificial da parceria USP, IBM e FAPESP. Especialista no assunto, Finger está envolvido em uma série de projetos que envolvem inteligência artificial.
A exposição começou com uma explicação sobre o que é IA, para o que serve, o que é necessário para desenvolvê-la, a relação com as profissões do futuro. “A profissão do futuro é aquilo que você está fazendo agora”, disse Finger.
Ele ainda falou da importância de dados e de metodologia. Depois, falou sobre projetos – alguns premiados - em que está envolvido. Um leque tão diverso que vai do Spira, que usa inteligência artificial para detecção de insuficiência respiratória por voz e áudio a Línguas indígenas, projeto voltado para estudo, tradução e preservação de línguas indígenas brasileiras.
Ao final, foram abordadas questões como ética e os efeitos em torno da sociedade. Durante a palestra, Finger deixou claro que todo resultado deve ser verificado. “Não podemos areditar simplesmente nos resultados para tomada de decisão”. O tema despertou a curiosidade da plateia que fez muitas perguntas ao final do encontro.