Marcelo Finger fala sobre IA para um público curioso e interessado  - Fundada em 1948, a CONIB – Confederação Israelita do Brasil é o órgão de representação e coordenação política da comunidade judaica brasileira.
Foto: Flavio Mello

14.11.23 | Conib em ação

Marcelo Finger fala sobre IA para um público curioso e interessado

Inteligência Artificial e os Caminhos Possíveis foi o tema desenvolvido por Marcelo Finger na palestra endereçada a um público formado majoritariamente por profissionais ligados à área de comunicação. Finger é professor titular no Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), também é pesquisador no Centro de Inteligência Artificial da parceria USP, IBM e FAPESP. Especialista no assunto, Finger está envolvido em uma série de projetos que envolvem inteligência artificial.

A exposição começou com uma explicação sobre o que é IA, para o que serve, o que é necessário para desenvolvê-la, a relação com as profissões do futuro. “A profissão do futuro é aquilo que você está fazendo agora”, disse Finger.

Ele ainda falou da importância de dados e de metodologia. Depois, falou sobre projetos – alguns premiados - em que está envolvido. Um leque tão diverso que vai do Spira, que usa inteligência artificial para detecção de insuficiência respiratória por voz e áudio a Línguas indígenas, projeto voltado para estudo, tradução e preservação de línguas indígenas brasileiras.

Ao final, foram abordadas questões como ética e os efeitos em torno da sociedade. Durante a palestra, Finger deixou claro que todo resultado deve ser verificado. “Não podemos areditar simplesmente nos resultados para tomada de decisão”.  O tema despertou a curiosidade da plateia que fez muitas perguntas ao final do encontro.


Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação