10.01.24 | Brasil
São Paulo vai sediar pedalada pela libertação dos 128 reféns mantidos em Gaza
Para marcar o 100º dia desde os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro, que levou à morte de mais de 1.200 civis e ao sequestro de centenas de pessoas, a equipe profissional de ciclismo de Israel - Premier Tech está liderando eventos em diversos locais do mundo como Tel Aviv, Barcelona, Paris, Londres, Melbourne, Los Angeles e São Paulo. O objetivo da iniciativa, que acontece no dia 14 (domingo), é reivindicar ativamente o retorno das 128 pessoas que continuam nas mãos do grupo terrorista.
No Brasil, a ação - realizada pela Universidade de Haifa, Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Organização Beit Halochem Brasil e a ONG StandWithUs Brasil - terá concentração no Parque do Povo às 9h30. Os interessados em participar devem vestir camiseta branca ou azul e compartilhar sua jornada nas redes sociais usando a hashtag #RidetoBringThemHomeNow. Fitas amarelas serão distribuídas no dia para que sejam amarradas às bicicletas.
Brasileiro está entre os reféns
Na manhã de 7 de outubro de 2023, integrantes do grupo terrorista palestino Hamas, romperam a fronteira da Faixa de Gaza e invadiram o sul de Israel, matando mais de 1.200 civis e capturando outras 240 pessoas como reféns.
Parte dos sequestrados foi devolvida durante o período de cessar-fogo temporário estabelecido em novembro, mas 128 pessoas seguem em poder do grupo terrorista, incluindo crianças, jovens e idosos.
A angústia pela soltura dos reféns segue consumindo suas famílias, entre elas a do brasileiro Michel Nisenbaum, de 59 anos. Ele foi sequestrado no dia 7 de outubro, em Sderot, sul de Israel, quando saiu para buscar uma neta. Pouco tempo depois, Michel já estava sob o poder de sequestradores e, desde então, não há notícias sobre seu estado de saúde.