29.05.24 | Brasil
Rondônia é o quinto estado brasileiro a aderir à definição de antissemitismo da IHRA
O governo de Rondônia aderiu, nesta terça-feira (28), à definição de antissemitismo da Aliança Internacional para Memória do Holocausto (IHRA). A adesão foi assinada pelo governador de Rondônia, Capitão Marcos Rocha, em cerimônia realizada em Porto Velho e que contou com a presença do Cônsul Honorário de Israel para os Estados do Amazonas, Roraima e Rondônia, Jaime Benchimol, a deputada federal Cristiane Lopes Benarrós, a presidente da Comunidade Judaica de Porto Velho, Messody Bennesby, o presidente da PanAmazônia Adélio Barufaldi, o diretor da PanAmazônia Belisário Arce e a vice-presidente do Comitê Israelita do Amazonas, Anne Benzecry Benchimol.
Rondônia é o quinto estado brasileiro a aderir à definição de antissemitismo da IHRA. Outros estados – Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Roraima - já aderiram à definição.
A definição de antissemitismo da IHRA é um marco importante na luta contra o ódio e a discriminação. Ela reconhece e condena manifestações de preconceito e hostilidade direcionadas aos judeus, bem como a negação do Holocausto. A adesão de Rondônia a essa definição reforça o compromisso do estado em promover a tolerância, a diversidade e o respeito mútuo.