05.02.25 | Brasil
CONIB cumprimenta os novos presidentes da Câmara e do Senado
A CONIB cumprimenta os novos presidentes eleitos para a Câmara Federal e o Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, e deseja sucesso a ambos no cumprimento de suas funções. A CONIB vê como algo altamente positivo para o fortalecimento da democracia no País a votação que levou à troca de lideranças na Câmara e no Senado. Saem fortalecidas não apenas a democracia, mas também nossas instituições e a crença num futuro melhor para todos.
Alcolumbre (União Brasil) prometeu atuar pela harmonia entre os poderes. "Eu não quero que o Congresso brasileiro seja a caixa de ressonância de extremos. Não é bom para o Brasil, não está sendo bom para o Brasil essa polarização constante", afirmou em entrevista concedida logo após a eleição. Alcolumbre pediu ainda que as disputas políticas, ideológicas e eleitorais permaneçam em ano de eleição e afirmou que vai trabalhar incansavelmente pela harmonia entre os Poderes.
Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a Casa estará à disposição para construir uma pauta positiva para o País, “com respeito à harmonia e à independência entre os Poderes”. “Os Poderes devem ser independentes e harmônicos, pois essa é a harmonia de que o Brasil precisa, sempre buscando uma agenda que seja produtiva”, afirmou Motta, segundo a Agência Câmara de Notícias.
Alcolumbre voltou à Presidência do Senado depois de quatro anos com Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no comando da Casa. Ele foi presidente do Senado entre 2019 e 2021. E Motta, aos 35 anos, será o parlamentar mais jovem a presidir a Câmara.