07.04.25 | Brasil
Prefeito de João Pessoa assina decreto de adesão ao documento da IHRA
O prefeito de João Pessoa, Cícero de Lucena Filho, assinou na última sexta-feira (4), decreto de adesão ao conceito de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA). “Com vistas ao fortalecimento educacional no combate a ações antissemitas, o Município de João Pessoa, por meio deste decreto, adere à definição da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) para antissemitismo: "antissemitismo é uma certa percepção dos judeus, que pode ser expressa como ódio aos judeus. Manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são direcionadas a indivíduos judeus ou não judeus, bem como às suas propriedades, às instituições da comunidade judaica e às instalações religiosas judaicas". “Ficam os órgãos e entidades da Prefeitura de João Pessoa autorizados a utilizar a Definição Funcional de Antissemitismo da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) para promover ações e projetos de educação e conscientização com vistas a coibir manifestações que revelem preconceito e discriminação motivados por antissemitismo, bem como para identificar, prevenir combater e responsabilizar os envolvidos em atividades, individuais ou coletivas, de cunho antissemita”.
A adesão ao documento serve como importante balizador para que governos, autoridades e a sociedade em geral entendam e identifiquem casos de antissemitismo, que crescem em ritmo preocupante no País, conforme revelado no recente levantamento da CONIB, em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp). O estudo aponta um aumento alarmante de quase 600% nas denúncias de antissemitismo no país desde o início do conflito entre Israel e Hamas no dia 7 de outubro de 2023.
Já aprovaram o Termo de Adesão os estados do Rio Grande Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Roraima, Rondônia, Amazonas e Santa Catarina, além do Distrito Federal e de algumas capitais.
Mais de 40 países também já aderiram à definição de antissemitismo da IHRA, entre eles Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Panamá, Colômbia e Guatemala.
O Brasil, como membro observador da IHRA, participa deste movimento global, que visa fortalecer a luta contra a discriminação e promover a paz e a tolerância em nível internacional.