Quarta, 04 Junho 2025 | Agenda
8ª edição do FestRio Judaico vai ter “pagode em hebraico”
A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) quer marcar a 8ª edição do seu FestRio Judaico como um momento extraordinário de entrelaçamento entre as culturas judaica e brasileira. Assim, no dia 15 de junho (domingo), a partir das 10h até às 18h, a icônica Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, será o palco de danças, shows, apresentações artísticas e debates, além de tendas de culinária típica, em uma festa com entrada franca e ao ar livre. E o espaço vai receber a alegria do Grupo Pra Te Emocionar. Vai ter pagode! E os músicos já estão se preparando para cantar em hebraico. Essa atração está prevista para ter início às 15h.
“Mais uma vez, teremos um dia inteiro de intensa programação cultural, lazer, gastronomia e muitas experiências incríveis para todas as idades. As pessoas poderão trazer seus pets”, observou Bruno Feigelson, presidente da FIERJ, reforçando o convite à população e aos turistas. Ele também sublinhou a importância da Tenda Cultural, que continuará oferecendo informações e conhecimentos aprofundados sobre a cultura judaica por meio de palestras altamente qualificadas, incluindo debates sobre temas como o combate ao antissemitismo.
Na ocasião, estará aberta ao público na Praça Nossa Senhora da Paz, a exposição “O Rio Judaico: A Cidade pelo Olhar de Samuel Malamud”. A mostra esteve na Câmara de Vereadores, com trabalhos do pioneiro ucraniano, primeiro cônsul de Israel no Brasil, com registros raros da antiga Praça Onze, que desapareceu da paisagem carioca em 1941 para dar lugar à Avenida Presidente Vargas. Ele chegou ao Rio em 1923, fugindo de perseguição religiosa, cursou Direito na UFRJ, foi escritor e líder comunitário, atuando na fundação e direção de diversas entidades judaicas, culturais e beneficentes, incluindo o Centro Cultural Brasil-Israel.
Saiba mais acessando o site do evento: https://gatoamarelocomunicacao.com.br/2025/06/03/8a-edicao-do-festrio-judaico-vai-ter-pagode-em-hebraico/