Terça, 08 Julho 2025 | Agenda
Peça “Um Simples Judeu” terá apresentação única no Teatro J. Safra
Inédita no Brasil, a peça “Um Simples Judeu” – escrita pelo suíço Charles Lewinsky com tradução de Sylvia Lohn – ganhou montagem em São Paulo, com direção de Carlos Baldim, interpretação de Ricardo Ripa e direção de arte de Rosa Berger. A peça terá apresentação única no dia 17 de agosto, domingo, às 16h30, no Teatro J. Safra, em São Paulo.
“Um Simples Judeu” é um misto de drama e comédia e conta a história de um jornalista judeu (Emanuel Goldfarb) que é convidado a ministrar uma palestra numa escola de segundo grau, não judaica, sobre o que é “ser judeu”. Esse simples convite irá desencadear no personagem toda uma reflexão sobre sua ancestralidade, fazendo com que ele acesse lembranças que há muito tempo estavam adormecidas. Suas memórias e reflexões passam pela origem familiar, pela diáspora do povo judeu desde a antiguidade até os dias atuais, pelas tradições e por sua própria hereditariedade, temas que são abordados por ele alternando emoção, razão e muito humor.
A montagem tem como objetivo estimular o diálogo com diversos setores da sociedade ao apresentar, sem estereótipos, uma cultura que faz parte da diversidade do povo brasileiro. Trata-se de um espetáculo raro, que não se restringe ao público judaico, pelo contrário, suas apresentações foram acompanhadas com interesse por plateias diversas em todos os países por onde passou, sempre com sucesso, tendo permanecido mais de 5 anos em cartaz na Argentina.