Quarta, 19 Novembro 2025 | Agenda
Café Literário da CIP apresenta “A Incomum História de um Homem Comum” com Marcio Luftglas
A Congregação Israelita Paulista (CIP) realiza no dia 2 de dezembro, às 19h30, mais uma edição do Café Literário, reunindo literatura, memória e diálogo. O encontro apresentará o livro “A Incomum História de um Homem Comum”, com a presença do organizador da obra, Marcio Luftglas e mediação do jornalista Alberto Maurício Danon.
A obra reconstrói a trajetória marcante de um jovem judeu polonês de 16 anos que, em 1939, tem sua vida radicalmente transformada com a invasão nazista. Separado da família em 1942, ele é enviado para seis campos de concentração, onde enfrenta fome, violência e a perda do irmão. Sobrevive à guerra e, libertado em 1945, segue para Israel, onde é surpreendido por novos conflitos armados. Três anos depois, aceita a sugestão de um amigo e parte para o Brasil, país onde jamais havia ouvido falar — e onde teria que reconstruir a própria vida do zero.
O relato, baseado em fatos reais, é uma poderosa narrativa de resistência, dor, coragem e reinvenção.
Sobre os participantes
Marcio Luftglas
Formado em Direito pela PUC-SP (1994), é sócio do BTG Pactual. Atua como Diretor do Keren Hayesod e do Memorial da Imigração e do Holocausto. É Tesoureiro da CONIB. Participou ativamente do movimento juvenil Hashomer Hatzair, tendo realizado shnat machon em 1990.
Alberto Maurício Danon
Jornalista, escritor e palestrante. Diretor da ADCom Comunicação Empresarial, empresa com mais de 26 anos de atuação em comunicação corporativa e institucional Foi coordenador de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e atuou no Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados.
A participação é gratuita, mediante inscrição pelo link: cip.org.br/cafeliterario.
O Café Literário é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) com o patrocínio do C6 Bank, CSN, Itaú, Bemol, Rosset, Banco Safra, Teleperformance, Smartstorage e Aurora com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.