SOCIEDADE ISRAELITA DA BAHIA

BAHIA | Salvador
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
http://www.sibenews.wordpress.com/


HISTÓRIA DA COMUNIDADE JUDAICA DA BAHIA

A história dos judeus na Bahia comporta dois momentos distintos: a presença de cristãos-novos no período colonial, e a imigração e formação de uma comunidade judaica moderna no século 20.

A presença de cristãos-novos na Bahia remonta ao início da colonização do Brasil. Alguns sustentam que já na frota de Pedro Álvares Cabral figurava um cristão-novo, Gaspar da Gama.

Muitos chegaram ao Nordeste, onde tiveram participação no desenvolvimento social, cultural e econômico da região, nos séculos 16 a 18, como senhores de engenho, comerciantes, agricultores, artesãos e outros ofícios. Ao mesmo tempo, enfrentavam restrições para pertencer a ordens religiosas, como as Irmandades de Misericórdia, e às Câmaras Municipais.

De qualquer forma, não existe relação entre a história dos cristãos-novos no período colonial e a história moderna judaica na Bahia no século 20. Uma não é continuidade da outra, e elas se referem a períodos e movimentos históricos inteiramente distintos.

Os judeus imigraram para Salvador na década de 1920 e formaram uma comunidade organizada e com intensa vitalidade social e cultural: em 1924, uma sinagoga foi instalada em uma casa particular e, em 1925, foi fundada a Escola Israelita Jacob Dinenzon. Nos anos 1930, foi criada a escola Ber Borochov, de orientação sionista.

Foram também criados um cemitério, a Sociedade Beneficente, Wizo, Naamat-Pioneiras e o clube Hebraica. A Sociedade Israelita da Bahia foi fundada em 1947. A comunidade chegou a ter cerca de 800 pessoas e suas atividades incluíam teatro e imprensa.

Ao longo do século 20, pequenos núcleos judaicos também se estabeleceram em Ilhéus, Itabuna, regiões do cacau, e Bonfim, Petrolina, Juazeiro e Jacobina, acompanhando o Rio São Francisco.

O texto acima é do historiador Roney Cytrynowicz.

BIBLIOGRAFIA:


Lipiner, Elias. Os judaizantes nas capitanias de cima. São Paulo – estudos sobre os Cristãos-Novos do Brasil nos séculos XVI e XVII, Brasiliense, 1969.

Maio, Marcos Chor Calaça, Carlos “Um balanço da bibliografia sobre anti-semitismo no Brasil”. In: BIB – Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, n° 49, p. 15-50, 2000.

Novinsky, Anita. Cristãos-Novos na Bahia. São Paulo, Perspectiva, 1972.

Os judeus na Bahia, Suplemento Especial da revista Shalom, n° 296.

Saraiva, A.J. Inquisição e Cristãos-Novos. Lisboa, Estampa, 1969.

Wiznitzer, Arnold. Os judeus no Brasil colonial, São Paulo, Edusp/Pioneira, 1960.

Receba nossas notícias

Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Por favor, preencha este campo.
Invalid Input

O conteúdo dos textos aqui publicados não necessariamente refletem a opinião da CONIB. 

Desenvolvido por CAMEJO Estratégias em Comunicação